https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18845
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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marivaniaceciliadebritogomes.pdf | PDF/A | 4.75 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Desempenho escolar e proficiência nas avaliações do Simave (Proeb – 5º e 9ºano): o caso de uma escola na periferia da cidade de Governador Valadares |
Autor(es): | Gomes, Marivânia Cecília de Brito |
Primeiro Orientador: | Vieira, Marcel de Toledo |
Membro da banca: | Machado, Miriam Raquel Piazzi |
Membro da banca: | Lourenço, Joyce Louback |
Resumo: | A presente pesquisa, realizada no âmbito do mestrado profissional em Gestão e Avaliação Educacional do PPGP/CAEd da Universidade Federal de Juiz de Fora, parte da seguinte pergunta de pesquisa: Quais são os fatores associados ao baixo desempenho no Proeb dos alunos (do 5º e do 9º ano) da E.E. Dona Adelaide Malzone Hugo? Assim, este trabalho tem como objetivo geral identificar os possíveis fatores associados ao baixo desempenho no Proeb dos alunos do 5º ano e do 9º ano da EEAS situada em Governador Valadares, Minas Gerais, e como objetivos específicos: descrever o contexto EEAS e apresentar os dados dos alunos do 5º e 9º ano no Proeb; analisar os fatores associados ao baixo desempenho no Proeb dos alunos (do 5º e 9º ano) da EEAS; e propor um plano de ação que auxilie a gestão escolar e pedagógica da escola a minimizar os efeitos dos fatores que levam ao baixo desempenho, para que posteriormente, possa se verificar uma elevação da proficiência escolar e melhoria na aprendizagem dos alunos. Foi realizada a análise documental das legislações e normativas federais e estaduais, bem como dos documentos da escola e resultados das avaliações externas; e revisão de literatura sobre os fatores associados ao baixo desempenho. Visando alcançar os objetivos propostos, realizouse pesquisa qualitativa por meio de questionário aplicado aos alunos do 9º ano, Roda de Conversa com os professores e entrevista semiestruturada com o gestor da escola e com as especialistas da escola. Após a análise dos dados, percebemos que os fatores extraescolares, principalmente a motivação dos alunos e a participação da família, afetam significativamente o desempenho dos alunos, assim como alguns dos fatores intraescolares, voltados para a prática docente, como domínio do conteúdo e de turma também interferem no desempenho escolar. Mediante isso, foi elaborado um Plano de Ação Educacional na busca por aumentar o desempenho dos alunos. Por fim, é necessária a adoção de estratégias pedagógicas que facilitem o desenvolvimento global dos estudantes e destaca-se a importância de se considerar os fatores internos e externos que influenciam o desempenho escolar a fim de promover uma educação de qualidade e equitativa. |
Abstract: | This research, conducted within the scope of the professional master's degree in Educational Management and Evaluation from the PPGP/CAEd at the Federal University of Juiz de Fora, is based on the following research question: What are the factors associated with low performance in the Proeb of students (from the 5th and 9th grades) at E.E. Dona Adelaide Malzone Hugo? Thus, the general objective of this work is to identify the possible factors associated with low performance in the Proeb of students from the 5th and 9th grades at EEAS, located in Governador Valadares, Minas Gerais, and the specific objectives are: to describe the context of EEAS and present the data of 5th and 9th grade students in the Proeb; to analyze the factors associated with low performance in the Proeb of students (from the 5th and 9th grades) at EEAS; and to propose an action plan that will assist the school's educational and pedagogical management in minimizing the effects of the factors leading to low performance, so that later, an increase in academic proficiency and improvement in student learning can be verified. A documentary analysis of federal and state laws and regulations, as well as school documents and results from external evaluations, was conducted, along with a literature review on factors associated with low performance. In order to achieve the proposed objectives, a qualitative research was carried out through questionnaires applied to 9th-grade students, focus groups with teachers, and semi-structured interviews with the school principal and specialists. After analyzing the data, it was observed that extracurricular factors, particularly student motivation and family involvement, significantly affect students' performance, as well as some intraschool factors related to teaching practices, such as content and class management, which also influence academic performance. As a result, an Educational Action Plan was developed in the pursuit of improving students' performance. Finally, it is necessary to adopt pedagogical strategies that facilitate the overall development of students, highlighting the importance of considering both internal and external factors that influence academic performance in order to promote quality and equitable education. |
Palavras-chave: | Desempenho escolar Simave Proficiência Fatores associados ao baixo desempenho Academic performance Proficiency Factors associated with low performance |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18845 |
Data do documento: | 3-Abr-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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