Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18835
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tiagohoraciolott.pdfPDF/A2.11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Tese
Título: Vidva
Autor(es): Lott, Tiago Horácio
Primeiro Orientador: Faria, Alexandre Graça
Co-orientador: Mota, Lia Duarte
Membro da banca: Pereira, Edmilson de Almeida
Membro da banca: Magaldi, Carolina Alves
Membro da banca: Chigres, Claudia Fernanda
Membro da banca: Maciel, Adriana Sucena
Resumo: O arquiteto japonês Tsuyoshi Tane desenvolveu um método que conta com uma intensa pesquisa destinada a escavar as memórias embutidas em um lugar e integrá-las ao processo criativo. Embora seus projetos visem o futuro, é a partir das reminiscências encontradas nesse processo de escavação que suas obras são erigidas. Ele chamou essa metodologia de Arqueologia do Futuro (2018). De maneira análoga, essa espécie de “mirada de Jano” pareceme também estar presente na escrita e na criação, o que me leva a entender tais fenômenos a partir da chave tarefa/renúncia (uma Aufgabe, reverberando Benjamin), os quais comungam, em larga medida, com estratégias e movimentos que são uma amálgama de pensamentos advindos da Psicanálise, dos Estudos da Tradução e da Arquitetura, além das reflexões colocadas pelo próprio processo criativo, cujo produto, o romance Vidva, também está em jogo nesse trabalho. Partindo dessa “escavação do porvir”, o presente trabalho intenta discutir a realização de uma dupla tarefa: a criação de um romance e a teorização desse processo. Para tanto, valho-me de conceitos como Ab-reação e Pulsão (Freud, 1985; 1915, respectivamente), Double coding (Jencks, 1978) e Ab-uso (Spivak, 2012), tentando, assim, dar conta de um fenômeno tão complexo e multifacetado como a escrita e a criação.
Abstract: The Japanese architect Tsuyoshi Tane developed a method based on extensive research aimed at uncovering the embedded memories of a place and integrating them into the creative process. Although his projects envision the future, they are built upon the reminiscences unearthed through this excavation process. He named this methodology Archaeology of the Future (2018). Similarly, this kind of "Janus gaze" also seems present in writing and creation, leading me to understand these phenomena through the concept of task/renunciation (an Aufgabe, echoing Benjamin). These ideas intersect significantly with strategies and movements drawn from Psychoanalysis, Translation Studies, and Architecture, alongside reflections stemming from the creative process itself, in which my novel Vidva also plays a central role. Based on this “excavation of the future”, this study aims to discuss the accomplishment of a dual task: the creation of a novel and the theorization of this process. In order to do that, I draw on concepts such as Abreaction and Drive (Freud, 1985; 1915, respectively), Double Coding (Jencks, 1978), and Ab-use (Spivak, 2012), seeking to address the multifaceted complexity of writing and creation.
Palavras-chave: Criação
Psicanálise
Romance
Creation
Psychoanalysis
Novel
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18835
Data do documento: 28-Mar-2025
Aparece nas coleções:Doutorado em Letras - Estudos Literários (Teses)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons