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Type: Tese
Title: Avaliação das inconsistências do Sistema Nacional de Regulação e seu impacto na marcação de consultas ambulatoriais eletivas em dermatologia em Juiz de Fora/Minas Gerais
Author: Costa, Mônica de Albuquerque
First Advisor: Raposo, Nádia Rezende Barbosa
Referee Member: Mansur, Maria Cristina D´Ascensão
Referee Member: Castañon, Maria Christina Marques Nogueira
Referee Member: Rodrigues, Daniela de Oliveira Werneck
Referee Member: Mendonça, Maria Cristina Cardoso de
Resumo: A Regulação da atenção à saúde tem como objeto a produção de ações como a regulação assistencial e a avaliação da atenção à saúde. É organizada em demandas através do software denominado Sistema Nacional de Regulação (SISREG), o qual leva em conta a classificação de risco individual e a quantidade de vagas disponíveis. Com o objetivo de identificar as inconsistências encontradas no SISREG e classificálas, o presente trabalho buscou estratégias para agilizar o processo de marcação de consultas ambulatoriais em Dermatologia no município de Juiz de Fora/Minas Gerais. Foram identificadas as seguintes inconsistências: erros nos dados de identificação e na classificação de risco, digitação incorreta dos dados clínicos, respostas inadequadas aos questionamentos do profissional regulador, barreiras à realização do matriciamento e solicitações de usuários por atendimento com profissional específico ou em determinada unidade sem justificativa expressa. A estatística descritiva foi realizada com o cálculo da mediana, intervalo interquartil, valores mínimos e máximos, frequência absoluta e relativa. As análises estatísticas foram feitas no software IBM SPSS com o teste Qui-Quadrado, teste U de Mann-Whitney e ANOVA de Kruskall-Wallis. Das inconsistências encontradas, 28,5% foram relativas aos dados de identificação, 21,9% para erros na classificação e risco, 19,1% para unidade desejada, 17,1% para erros de digitação dos dados clínicos, 10,3% para respostas inadequadas às devolutivas da regulação, 1,7% para médico desejado e 1,4% para barreiras impostas ao matriciamento. Além disso, foi identificado elevado índice de cancelamentos de consultas (21,1% do total da amostra). Em Juiz de Fora, 10 das 63 unidades básicas de saúde concentraram a maioria das inconsistências encontradas (27,3%). Quanto aos municípios pactuados (n=155), 10 deles foram responsáveis por 18,5% das inconsistências. A mediana do tempo de marcação das consultas foi de 96 dias, sendo que em 25% dos casos foi próximo de 6 meses, a partir da entrada da solicitação no sistema. O tempo estimado que o médico regulador demorou para identificar as inconsistências no SISREG, no período do nosso estudo, teve uma mediana de 40 dias, sendo que em 25% dos casos este tempo foi maior que 2 meses. Quando comparados dos tempos de resolução das inconsistências no sistema, a mediana do tempo da solicitação até a identificação do erro foi maior em Juiz de Fora quando comparado aos outros municípios pactuados (p<0,001). Já em relação ao tempo de resposta da unidade ou para marcação de consulta, não houve diferença estatística. Os resultados encontrados demonstraram uma comunicação ineficaz entre APS, centrais de marcação de consultas (CMC) e atenção especializada (AE). Com base nesta análise, será possível auxiliar na elaboração políticas públicas para abordar os principais problemas identificados com o objetivo de reduzir o tempo para a marcação de consultas.
Abstract: The purpose of Health Care Regulation is the production of health care actions, such as care regulation and health care assessment. It is organized into demands through software called National Regulatory System (SISREG), which considers individual risk classification and the number of vacancies. With the aim of identifying the inconsistencies found in SISREG and classifying them, the present work aims at strategies to speed up the process of scheduling outpatient consultations in Dermatology in the city of Juiz de Fora/Minas Gerais. The following inconsistencies were identified: errors in identification data and risk classification, incorrect typing of clinical data, inadequate responses to questions from the regulatory professional, barriers to carrying out teleconsultation and requests from users for care with a specific professional or in a specific unit without justification. Statistical analyses were performed using IBM SPSS software using the Chi-Square test, Mann-Whitney U test and Kruskall-Wallis ANOVA. Of the inconsistencies found, 28.5% were related to identification data, 21.9% to errors in classification and risk, 19.1% to the desired unit, 17.1% to typing errors in clinical data, 10.3% for inadequate responses to regulatory feedback, 1.7% for desired doctor and 1.4% for barriers imposed to teleconsultation. Furthermore, a high rate of appointment cancellations was identified (21.1% of the total sample). In Juiz de Fora, 10 of the 63 health centers concentrated most of the inconsistencies found (27.3%). As for the agreed municipalities (n=155), 10 of them were responsible for 18.5% of the inconsistencies. The median time for scheduling appointments was 96 days, and in 25% of cases it was close to 6 months, from the time the request was entered into the system. The estimated time that the regulating physician took to identify inconsistencies in SISREG, during the period of our study, had a median of 40 days, and in 25% of cases this time was greater than 2 months. When comparing the times to resolve inconsistencies in the system, the median time from the request to the identification of the error was longer in Juiz de Fora when compared to the other municipalities that participated in the agreement (p<0.001). Regarding the response time of the unit or to schedule an appointment, there was no statistical difference. The results found demonstrated ineffective communication between PHC, appointment booking centers (CMC) and specialized care (AE). Based on this analysis, it will be possible to assist in the development of public policies with the aim of reducing the time it takes to schedule appointments.
Keywords: Regulação e fiscalização em saúde
Atenção à saúde
Sistemas de informação em saúde
Health information systems
Quality of health care
Health information technologies
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::MEDICINA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Medicina
Program: Programa de Pós-graduação em Saúde Brasileira
Access Type: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18833
Issue Date: 7-Apr-2025
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