Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18828
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danielramosdeoliveira.pdfPDF/A2.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A inclusão dos estudantes da educação especial em uma escola pública de Minas Gerais: um estudo de caso sobre planejamento escolar
Author: Oliveira, Daniel Ramos de
First Advisor: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Referee Member: Ribeiro, Patrícia Rafaela Otoni
Referee Member: Redig, Annie Gomes
Resumo: A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Coloca-se como central à pesquisa em tela, a contribuição docente para a inclusão dos estudantes da Educação Especial (EE) identificando e analisando possibilidades e desafios no âmbito das experiências de planejamento colaborativo de aulas inclusivas em uma instituição pública. Para isso constituiu-se a seguinte pergunta de pesquisa: quais são os impactos das experiências de planejamento escolar para a inclusão dos estudantes da EE na Escola Integração? Desse modo, definiu-se como objetivo geral: apontar como as prescrições legais acerca do planejamento escolar inclusivo para os estudantes da EE definidas pelas políticas públicas para os estudantes da EE são compreendidas e implementadas pela Escola Integração. Em relação aos objetivos específicos foram estabelecidos: I) Caracterizar o contexto em que se manifestam as experiências de inclusão aos estudantes da EE na escola analisada; II) Analisar se e como os diferentes sujeitos educacionais - professor de apoio, professor regente, especialistas e gestores lidam com os desafios de uma educação inclusiva no âmbito do planejamento; III) Propor um plano de ação baseado nas evidências do caso de gestão, com vistas à promoção da garantia dos direitos dos estudantes da EE. A metodologia de pesquisa é qualitativa e em sua primeira fase foram utilizados levantamentos documentais e aportes em legislações nacionais e estaduais, além de elementos internos da própria escola como o Projeto Político Pedagógico (PPP) e o Planos de Desenvolvimento Individual (PDI) dos estudantes da Educação Especial. Em um segundo momento, aplicamos um questionário para 45 profissionais da escola. O questionário foi estruturado em blocos temáticos contendo assertivas que versam respectivamente sobre o perfil profissional dos participantes, a apropriação da política pública de inclusão e o planejamento escolar e conhecimentos sobre o preenchimento do PDI. Ao analisarmos o conteúdo obtido com a aplicação do questionário alocamos as assertivas entre as categorias: discussões/debates e reflexões sobre políticas e legislações no âmbito do planejamento colaborativo para a inclusão educacional; uso/práticas no âmbito do planejamento colaborativo de aulas inclusivas. A partir desses elementos, propõem-se um estudo sobre planejamento escolar no âmbito da apropriação da política pública de inclusão educacional. Tal reflexão é fundamentada na análise de dispositivos legais internacionais e nacionais e em pressupostos teóricos, que sustentam a argumentação ao longo do texto. Ao identificarmos a existência de um contexto em que os professores da escola campo, embora saibam da importância dos documentos que orientam a política de inclusão, desconhecem sua estrutura e, assim sendo, não os utilizam em suas práticas cotidianas, elaboramos um plano de ação articulado em eixos que se colocam à proposição de intervenções estratégicas que proporcionem à comunidade escolar uma melhor compreensão sobre a política de inclusão educacional, bem como o desenvolvimento de uma cultura colaborativa no âmbito da construção do planejamento escolar inclusivo.
Abstract: This dissertation is developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). Central to the research in question, the contribution of teachers to the inclusion of Special Education (EE) students is placed, identifying and analyzing possibilities and challenges within the scope of collaborative planning experiences of inclusive classes in a public institution. For this, the following research question was constituted: what are the impacts of school planning experiences for the inclusion of EE students in the Integração school? Thus, the general objective was defined: to point out how the legal prescriptions about inclusive school planning for EE students defined by public policies for EE students are understood and implemented by the Integração school. In relation to the specific objectives, the following were established: I) To characterize the context in which the experiences of inclusion of EE students in the analyzed school are manifested; II) To analyze if and how the different educational subjects - support teacher, regent teacher, specialists and managers deal with the challenges of inclusive education in the context of planning; III) To propose an action plan based on the evidence of the management case, with a view to promoting the guarantee of the rights of EE students. The research methodology is qualitative and in its first phase documentary surveys and contributions to national and state legislation were used, as well as internal elements of the school itself such as the Pedagogical Political Project (PPP) and the Individual Development Plans (PDI) of Special Education students. In a second moment, we applied a questionnaire to 45 professionals from the school. The questionnaire was structured in thematic blocks containing assertions that deal respectively with the professional profile of the participants, the appropriation of the public policy of inclusion and school planning and knowledge about filling out the PDI. When analyzing the content obtained with the application of the questionnaire, we allocated the assertions among the categories: discussions/debates and reflections on policies and legislation within the scope of collaborative planning for educational inclusion; use/practices within the scope of collaborative planning of inclusive classes. From these elements, a study on school planning is proposed in the context of the appropriation of the public policy of educational inclusion. Such reflection is based on the analysis of international and national legal provisions and on theoretical assumptions, which support the argumentation throughout the text. By identifying the existence of a context in which the teachers of the rural school, although they know the importance of the documents that guide the inclusion policy, are unaware of their structure and, therefore, do not use them in their daily practices, we elaborate an action plan articulated in axes that are placed on the proposition of strategic interventions that provide the school community with a better understanding of the educational inclusion policy, as well as the development of a collaborative culture in the context of the construction of inclusive school planning.
Keywords: Inclusão
Educação especial
Planejamento escolar
Planejamento colaborativo
Plano de ação educacional
Inclusion
Special education
School planning
Collaborative planning
Educational action plan
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18828
Issue Date: 1-Apr-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons