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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação interna de um programa de iniciação científica: um caso da Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
Autor(es): Almeida Júnior, Marco Aurélio Santos de
Primeiro Orientador: Amorim, Cassiano Caon
Membro da banca: Sanábio, Marcos Tanure
Membro da banca: Jezine, Edineide
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo realizar uma análise e reflexão acerca do Programa Institucional de Iniciação Científica da UFJF e propor um Plano de Ação Educacional (PAE) para desenvolver a avaliação interna do programa. Inicialmente, busca-se caracterizar a pesquisa no Brasil e como se insere a Iniciação Científica (IC) no país, para depois apresentar o contexto da UFJF, em que foi realizada uma análise do programa entre os anos de 2017 e 2021. Em seguida, busca-se, na literatura, entender a importância da pesquisa como elemento formador e como se efetiva a avaliação de programas institucionais. Como metodologia aplicada, foi escolhida uma abordagem qualitativa em que foram realizadas entrevistas com pessoas que atuaram no programa na instituição e análises de normativos e fluxos que regem a IC, buscando responder assim à questão inicial apresentada. A partir da análise realizada, verificou-se que a avaliação da IC na instituição, no que tange à competência administrativa da PROPP, ocorre de forma informal e não sistematizada. Ao final, foi apresentado um PAE em que foi elaborada uma proposta para desenvolver a avaliação do programa, considerando seus três momentos.
Abstract: The present work aimed to conduct an analysis and reflection on the Institutional Scientific Initiation Program of UFJF and propose an Educational Action Plan (EAP) to develop the internal evaluation of the program. Initially, the aim is to characterize research in Brazil and how Scientific Initiation (SI) fits into the country, and then to present the context of UFJF, where an analysis of the program was conducted between the years 2017 and 2021. Next, the aim is to understand the importance of research as a formative element and how the evaluation of institutional programs is carried out through the literature. As the applied methodology, a qualitative approach was chosen, in which interviews were conducted with people who worked in the program at the institution and analyses of regulations and processes governing the SI were carried out, thus seeking to answer the initial question presented. From the analysis conducted, it was found that the evaluation of SI at the institution, regarding its administrative competence, occurs informally and unsystematically. In the end, an EAP was presented in which a proposal was developed to improve the program's evaluation, considering its three stages.
Palavras-chave: Iniciação científica
Pesquisa
Programa institucional
Scientific initiation
Research
Institutional program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18820
Data do documento: 28-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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