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Type: Dissertação
Title: Desafios na gestão pedagógica de uma escola da rede estadual de Minas Gerais
Author: Gonçalves, Rubens Brandão
First Advisor: Teixeira, Beatriz de Basto
Referee Member: Franco, Denise Vieira
Referee Member: Silva, Cássio José de Oliveira
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisado nesta dissertação aborda as dificuldades de uma escola do interior de Minas Gerais na gestão pedagógica. Para isso, a pergunta norteadora definida para este estudo é: como se dá a gestão pedagógica na Escola Estadual Bela Vista e o que poderia ser feito para seu aprimoramento? A partir deste questionamento, o objetivo geral da dissertação é analisar como tem se dado a gestão pedagógica da Escola Estadual Bela Vista e propor ações para seu aprimoramento. Já os objetivos específicos são três: i) descrever e analisar como se dá a gestão pedagógica da Escola Estadual Bela Vista; ii) analisar como a gestão da Escola Estadual Bela Vista atua no desenvolvimento da gestão pedagógica considerando a composição da equipe escolar, especialmente o número de profissionais contratados e efetivos, e as etapas atendidas pela escola; e iii) propor ações que favoreçam o planejamento pedagógico da Escola Estadual Bela Vista. Para a efetivação deste estudo, a metodologia utilizada é a qualitativa. Os dados analisados foram obtidos por pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com as Especialistas em Educação Básica e com os Professores da Escola Estadual Bela Vista. O referencial teórico deste estudo destaca a gestão pedagógica como eixo central para a promoção de uma educação de qualidade. Carvalho (2019) e Pereira (2024) abordam os impactos da rotatividade de professores e dos contratos temporários na estabilidade das equipes escolares. Já Veiga (2004), Vasconcellos (2011), Nóvoa (2019) e Imbernón (2017) analisam a formação continuada dos docentes, o papel do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a relevância do currículo na melhoria das práticas pedagógicas. Com base nesses fundamentos, a pesquisa propõe, por fim, estratégias para reduzir os efeitos da rotatividade, fortalecer o planejamento pedagógico e integrar escola e comunidade.
Abstract: This study is developed within the scope of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policies and Evaluation of Education at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case analyzed in this dissertation addresses the difficulties faced by a school in the interior of Minas Gerais in pedagogical management. To this end, the guiding question defined for this study is: How is pedagogical management conducted at Bela Vista State School, and what could be done to improve it? Based on this question, the general objective of the dissertation is to analyze how pedagogical management has been carried out at Bela Vista State School and to propose actions for its improvement. The specific objectives are threefold: i) to describe and analyze how pedagogical management is conducted at Bela Vista State School; ii) to analyze how the management of Bela Vista State School operates in the development of pedagogical management, considering the composition of the school team, particularly the number of contracted and permanent professionals, and the educational levels served by the school; and iii) to propose actions that favor the pedagogical planning of Bela Vista State School. To carry out this study, a qualitative methodology was used. The data analyzed were obtained through document research and semi-structured interviews with Basic Education Specialists and Teachers from Bela Vista State School. The theoretical framework of this study highlights pedagogical management as a central axis for promoting quality education. Carvalho (2019) and Pereira (2024) address the impacts of teacher turnover and temporary contracts on the stability of school teams. Meanwhile, Veiga (2004), Vasconcellos (2011), Nóvoa (2019), and Imbernón (2017) analyze the continuing education of teachers, the role of the Political Pedagogical Project (PPP), and the relevance of the curriculum in improving pedagogical practices. Based on these foundations, the research ultimately proposes strategies to reduce the effects of turnover, strengthen pedagogical planning, and integrate school and community.
Keywords: Gestão pedagógica
Planejamento pedagógico
Servidores contratados
Pedagogical management
Pedagogical planning
Contracted staff
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18803
Issue Date: 24-Mar-2025
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