https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18797
File | Description | Size | Format | |
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pedrodealmeidabrandaocorrea.pdf | PDF/A | 1.14 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O papel da curricularização da extensão na formação e na construção da identidade do administrador |
Author: | Corrêa, Pedro de Almeida Brandão |
First Advisor: | Ésther, Angelo Brigato |
Referee Member: | Rodrigues, Isabella Stroppa |
Referee Member: | Teodósio, Armindo dos Santos de Sousa |
Resumo: | A extensão universitária, historicamente relegada a um papel secundário em relação ao ensino e à pesquisa, passou por uma transformação no ano de 2018 tendo em vista seu processo de curricularização e, com isso, tornou-se obrigatória sua inclusão nos currículos dos cursos de graduação nacionais. Por mais que, desde o início do século XX esta atividade tenha apresentado diferentes vieses, a partir do final da década de 1980 assumiu o papel de garantir uma relação dialógica e de mútua cooperação entre universidade e sociedade, tendo por objetivo na graduação o de formar profissionais com visão crítica e reflexiva, capazes de transformar o meio social em que estão inseridos. Em se tratando do curso de Administração, por sua vez, vêse a predominância de aspectos voltados para uma visão instrumental e mecanicista da formação do administrador. Regido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), o curso pauta-se, majoritariamente, em formar um administrador apto à atuação de mercado, sendo este um profissional gerado para reproduzir, de forma acrítica, conhecimentos adquiridos ao longo de sua graduação. Dessa maneira, o objetivo principal desta pesquisa é de compreender como os docentes com notório reconhecimento em projetos extensionistas concebem o papel da extensão universitária curricular na formação do Administrador e construção de sua identidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que se utilizou de uma análise documental e da realização de entrevistas como métodos de coleta de dados. Dentre os resultados obtidos, destaca-se o fato de que as DCNs conferem ao administrador uma formação e uma identidade predominantemente voltadas para o mercado. Além disso, os especialistas acreditam que a curricularização da extensão possui potencial de modificar essa realidade, mas não veem essa mudança como sendo factual atualmente, uma vez que o processo de curricularização vem ocorrendo de maneira confusa, desorganizada e desarticulada entre as instituições de ensino superior, acarretando assim no enfrentamento de diversos desafios e resistências à sua real efetivação. |
Abstract: | University extension, historically relegated to a secondary role in relation to teaching and research, underwent a transformation in 2018 with its curricularization process, making its inclusion in the curriculum of national undergraduate courses mandatory. Although this activity has taken on different perspectives since the early 20th century, by the late 1980s, it assumed the role of ensuring a dialogical and cooperative relationship between universities and society, aiming to train professionals with critical and reflective perspectives, capable of transforming the social environment in which they are embedded. Regarding the Administration course, however, there is a predominance of an instrumental and mechanistic view of administrator training. Governed by the National Curriculum Guidelines (DCNs), the course is primarily focused on preparing administrators for the job market, shaping professionals who reproduce, uncritically, the knowledge acquired throughout their education. Thus, the main objective of this research is to understand how faculty members with recognized expertise in extension projects perceive the role of curricularized university extension in the formation of administrators and the construction of their professional identity. This qualitative research employed documentary analysis and interviews as data collection methods. Among the findings, it is noteworthy that the DCNs primarily shape administrators with a market-oriented education and identity. Additionally, experts believe that the curricularization of extension has the potential to change this reality, but they do not currently see this change as a concrete fact, given that the curricularization process has been unfolding in a confusing, disorganized, and uncoordinated manner among higher education institutions, leading to numerous challenges and resistance to its full implementation. |
Keywords: | Extensão universitária Curricularização Formação Identidade University extension Curricularization Formation Identity |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Program: | Mestrado Acadêmico em Administração |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18797 |
Issue Date: | 28-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado Acadêmico em Administração |
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