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Type: Dissertação
Title: A subutilização dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas no ensino médio da Escola Estadual Antônio Carlos: desafios e estratégias para a gestão escolar
Author: Souza, Evandro Pereira de
First Advisor: Oliveira, Ayra Lovisi
Referee Member: Scortegagna, Liamara
Referee Member: Rodrigues, Guilherme Goretti
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), investiga os fatores que limitam a integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) nas práticas pedagógicas da Escola Estadual Antônio Carlos1 (EEAC), em Paracatu-MG. A pesquisa busca compreender os entraves enfrentados pelos docentes no uso pedagógico das tecnologias. Nesse processo, a gestão escolar é analisada como agente estratégico na formulação de ações que favoreçam a adoção das TDIC’s. O objetivo geral é investigar os fatores que limitam o uso das TDICs pelos educadores da escola. Os objetivos específicos envolvem: (i) descrever como a EEAC tem planejado suas abordagens em relação ao uso das tecnologias, (ii) analisar as razões pelas quais os educadores utilizam de forma limitada essas tecnologias em suas práticas pedagógicas, (iii) propor estratégias para ampliar a utilização das TDICs como ferramenta pedagógica. O estudo apoia-se teoricamente em autores como Kenski (2013), Moran, Masetto e Behrens (2022) e Valente (1999), que discutem a inserção das tecnologias na educação e os desafios para sua efetiva apropriação. A metodologia é de natureza mista, com aplicação de questionários a 25 docentes do Ensino Médio e entrevistas com membros da equipe gestora e pedagógica. A análise qualitativa foi conduzida com base na Análise de Conteúdo de Bardin (2016), enquanto os dados quantitativos foram tratados estatisticamente para identificar padrões e recorrências. Os resultados evidenciam que, embora os professores reconheçam o valor das TDIC’s, enfrentam barreiras como falta de formação específica, carência de apoio técnico e dificuldades metodológicas para incorporá-las de forma significativa às práticas pedagógicas. Além disso, a ausência de diretrizes claras para o uso dos recursos tecnológicos contribui para sua utilização esporádica e desarticulada. Com base nesses achados, a pesquisa propõe um Plano de Ação Educacional (PAE) voltado à formação continuada dos docentes, ao aprimoramento da infraestrutura tecnológica e à definição de um protocolo de uso das TDIC’s na escola. O plano busca fortalecer o papel da gestão escolar na mediação e no incentivo ao uso pedagógico das tecnologias.
Abstract: This dissertation, developed within the Graduate Program in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), investigates the factors that limit the integration of Digital Information and Communication Technologies (DICTs) into the pedagogical practices of the Conexão do Futuro State School (EEAC), in Paracatu-MG. The research aims to understand the challenges faced by teachers in the pedagogical use of technologies. In this context, school management is analyzed as a strategic agent in formulating actions that encourage the adoption of DICTs. The general objective is to investigate the factors that limit the use of DICTs by the school's educators. The specific objectives are: (i) to describe how the school has planned its approaches regarding the use of technologies, (ii) to analyze the reasons why educators make limited use of these technologies in their teaching practices, and (iii) to propose strategies to expand the use of DICTs as pedagogical tools. The theoretical framework is based on authors such as Kenski (2013), Moran, Masetto, and Behrens (2022), and Valente (1999), who discuss the integration of technologies in education and the challenges for their effective appropriation. The methodology follows a mixed approach, combining questionnaires applied to 25 high school teachers and semi-structured interviews with the management and pedagogical teams. The qualitative analysis was conducted using Bardin’s (2016) Content Analysis, while the quantitative data were statistically analyzed to identify patterns and recurrences. The results show that although teachers recognize the value of DICTs, they face barriers such as lack of specific training, insufficient technical support, and methodological difficulties in incorporating them effectively into their teaching practices. Moreover, the absence of clear guidelines for the use of technological resources contributes to their sporadic and uncoordinated use. Based on these findings, the research proposes an Educational Action Plan (EAP) aimed at continuous teacher training, improvement of technological infrastructure, and implementation of a DICT usage protocol within the school. The plan seeks to strengthen the role of school management in promoting and supporting the pedagogical use of technologies.
Keywords: Formação docente
Gestão escolar
Tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs)
Subutilização tecnológica
Teacher training
School management
Digital information and communication technologies (DICTs)
Technological underuse
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18790
Issue Date: 20-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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