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Clase: Dissertação
Título : Proposta de um sistema de informações estratégicas e georreferenciadas para a secretaria municipal de educação de Belo Horizonte
Autor(es): Paula, Eleonora Ferreira de
Orientador: Santos, Gilmar José dos
Miembros Examinadores: Oliveira, Virgílio Cézar da Silva e
Miembros Examinadores: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Resumo: Atualmente, a disponibilidade de informações educacionais no nível municipal aponta a existência de um grande volume de dados produzidos e de uma demanda crescente por tais informações. Ao nível estratégico da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED), essas informações vêm sendo disponibilizadas após tratamento, organização e agregação de outros dados com grande esforço e, muitas vezes, baseadas em dados não sistematizados ou através de planilhas, relatórios ou gráficos elaborados manualmente. Além disso, o georreferenciamento dessas informações tem sido demanda constante do Gabinete, assim como o cruzamento com informações de outras áreas e indicadores sociais produzidos por fontes de dados externas à SMED. Não existe, no entanto, uma gestão de informação capaz de armazenar, processar e distribuir tais dados e informações e que facilite o acesso e a integração destes com outros sistemas de informação da SMED ou com outros órgãos da Prefeitura de BH. O Plano de Ação apresentado consiste na proposição de diretrizes para a criação de um sistema de informações estratégicas composto de banco de dados educacionais e que, através do georreferenciamento dos principais indicadores, possibilite o acesso rápido e a apresentação visual (gráficos e mapas) dessas informações para o nível estratégico da SMED. Este sistema dará maior visibilidade aos principais indicadores utilizados pelo Gabinete, de forma ágil e por meio de mapas. Sendo assim, o sistema se constituirá numa ferramenta útil para o planejamento e monitoramento dos programas e políticas públicas da educação municipal.
Resumen : Currently the availability of educational information at the municipal administration level indicates the existence of a large amount of data produced and an increasing demand for such information. At the strategic level of the Municipal Secretary of Education of Belo Horizonte (SMED), such information have been available after treatment, organization and aggregation of other data with great effort and, many times, not based on systematized data or through worksheets, charts or reports prepared manually. Furthermore, geographically organized information has been constantly demanded by the Secretary Cabinet, along with the requirement of an intersection with information produced by other areas of the municipal administration and with social indicators produced by external database. However, there is no information management system capable of saving, storing, processing and distributing such information and, at the same time, providing the access and integration of all information systems of SMED or the external bases. This Educational Action Plan consists in the proposal of the guidelines for a strategic information system composed by educational database and geographic indicators with an accessible interface that returns visual displays (charts and maps) of the information to the strategic level of SMED. This system will give greater visibility of the most important educational indicators used by the council with more agility and by means of maps. Thus, the system will provide a useful tool for planning and monitoring of public policies and programs of municipal education.
Palabras clave : Sistema de informações educacionais
Informações estratégicas
Informações georreferenciadas
Educational information system
Strategic information
Geographic information
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1878
Fecha de publicación : 23-oct-2012
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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