https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18787
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
anapaulavieira.pdf | PDF/A | 1.25 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Desafios e potenciais na abordagem da língua inglesa em uma escola da secretaria estadual de educação - MG em Juiz de Fora |
Author: | Vieira, Ana Paula |
First Advisor: | Magaldi, Carolina Alves |
Referee Member: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Referee Member: | Cunha, Thenner Freitas da |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como questão de pesquisa: Como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) são abordados no ensino de Língua Inglesa na Escola Estadual Maria Auxiliadora Alves1 da SEE/MG, e quais estratégias podem contribuir para que seus parâmetros sejam mais significativamente empregados na escola, com vistas ao desenvolvimento de propostas pedagógicas? O caso de gestão teve como objetivo geral analisar os desafios enfrentados na implementação da BNCC e do CRMG no ensino de Língua Inglesa na Escola Estadual Maria Auxiliadora Alves, além de propor estratégias pedagógicas que favoreçam uma aplicação mais efetiva desses documentos norteadores, em conformidade com suas diretrizes. No intuito de organizar e planejar a pesquisa apresentada, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: descrever de que forma as diretrizes estabelecidas pela BNCC e pelo CRMG são aplicadas no contexto escolar da Escola Estadual Maria Auxiliadora Alves para o ensino de Língua Inglesa; analisar os procedimentos adotados para a aplicação desses documentos no ensino de Língua Inglesa na escola, bem como propor estratégias pedagógicas que possam promover a utilização planejada e efetiva desses documentos norteadores. Para contextualizar o estudo, são apresentados breves relatos sobre a evolução histórica do ensino da Língua Inglesa até os dias atuais, além de uma análise da abordagem do ensino de Língua Inglesa tanto na BNCC quanto no CRMG, documentos que orientam a educação em nível nacional e estadual, respectivamente. A partir dessa análise, o trabalho identifica os procedimentos adotados pelas docentes da escola em relação à implementação da BNCC e do CRMG no ensino de Língua Inglesa. A metodologia de pesquisa empregada envolveu entrevistas semiestruturadas com a diretora, duas supervisoras e uma professora efetiva de Língua Inglesa, além de revisão bibliográfica, que possibilitou a apresentação, sucintamente, de parâmetros teóricos sobre o ensino de Língua Inglesa e elementos de gestão pedagógica. Dentre os desafios enfrentados pelas docentes, destacam-se tanto fatores internos quanto externos à escola, como a ausência de formação aprofundada sobre a aplicação da BNCC, falta de formações continuadas específicas para cada componente curricular, baixa motivação dos docentes, escassez de discussões sobre as práticas pedagógicas, falta de planejamento de 1 O nome da escola foi substituído por um nome fictício para garantir o anonimato da instituição. um calendário de avaliações externas, número elevado de avaliações externas aplicadas, realização do projeto Agrupamento Temporário Intermitente no horário regular de aula, o acúmulo de cargos das docentes efetivas, a limitação na carga horária das aulas semanais e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Este estudo não se limita à identificação dos desafios enfrentados, mas, por meio do Plano de Ação Educacional (PAE), propõe ações que visam a melhoria contínua do processo de aprendizagem dos alunos e a organização mais eficaz na aplicação dos documentos orientadores. |
Abstract: | This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's Degree in Education Management and Evaluation (PPGP) of the Center for Public Policies and Evaluation of Education of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), has as a research question: How the National Common Curricular Base (BNCC) and the Reference Curriculum of Minas Gerais (CRMG) are approached in the teaching of English Language at the Maria Auxiliadora Alves State School of SEE/MG, And what strategies can contribute to its parameters being more significantly employed in the school, with a view to the development of pedagogical proposals? The general objective of the management case was to analyze the challenges faced in the implementation of the BNCC and CRMG in the teaching of English Language at the Maria Auxiliadora Alves State School, in addition to proposing pedagogical strategies that favor a more effective application of these guiding documents, in accordance with their guidelines. In order to organize and plan the research presented, the following specific objectives were delimited: to describe how the guidelines established by the BNCC and the CRMG are applied in the school context of the Maria Auxiliadora Alves State School for the teaching of English Language; to analyze the procedures adopted for the application of these documents in the teaching of English Language in school, as well as to propose pedagogical strategies that can promote the planned and effective use of these guiding documents. To contextualize the study, brief reports are presented on the historical evolution of English language teaching to the present day, in addition to an analysis of the approach to English language teaching both in the BNCC and in the CRMG, documents that guide education at the national and state levels, respectively. From this analysis, the work identifies the procedures adopted by the school's teachers in relation to the implementation of the BNCC and CRMG in English language teaching. The research methodology used involved semi-structured interviews with the principal, two supervisors and an effective English language teacher, in addition to a bibliographic review, which enabled the presentation, succinctly, of theoretical parameters about English language teaching and elements of pedagogical management. Among the challenges faced by teachers, both internal and external factors to the school stand out, such as the absence of in-depth training on the application of the BNCC, lack of specific continuing education for each curricular component, low motivation of teachers, scarcity of discussions on pedagogical practices, lack of planning of a calendar of external evaluations, high number of external evaluations applied, realization of the Intermittent Temporary Grouping project in the regular class hours, the accumulation of positions of effective teachers, the limitation in the workload of weekly classes and the learning difficulties of students. This study is not limited to the identification of the challenges faced, but, through the Educational Action Plan (PAE), proposes actions aimed at the continuous improvement of the students' learning process and the most effective organization in the application of the guiding documents. |
Keywords: | Ensino de língua inglesa Base nacional comum curricular de língua inglesa Gestão pedagógica English language teaching National common curricular base of english language Pedagogical management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18787 |
Issue Date: | 18-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License