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Type: Dissertação
Title: A gestão do conhecimento no setor de prestação de contas da SRE Juiz de Fora
Author: Jesus, Karine Fonseca de
First Advisor: Miranda, Denise Rangel
Referee Member: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Referee Member: Pereira, Maria Leopoldina
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A pesquisa parte do problema gerado pelo acúmulo crescente de processos de prestação de contas sem análise no setor de Prestação de Contas da SRE Juiz de Fora, evidenciando o impacto negativo dessa situação na eficiência administrativa e na transparência da gestão pública. Nesse sentido, o caso de gestão estudado teve por objetivo geral identificar as causas para o acúmulo dos processos de prestação de contas na Superintendência Regional de Ensino de Juiz de Fora. Para isso, o objetivo geral se desdobrou em três propósitos específicos: i) descrever a estrutura organizacional da Diretoria Administrativa e Financeira da SRE Juiz de Fora, com o fim de comprovar o acúmulo dos processos de prestações de contas sem a devida análise e baixa, nos últimos cinco anos; ii) analisar as causas para o acúmulo dos processos de prestações de contas, bem como os fatores que levam as unidades escolares a cometerem erros na montagem dos respectivos processos, os quais geram um elevado número de diligências emitidas pelo setor de Prestação de Contas da SRE Juiz de Fora; e iii) propor ações para reduzir e minimizar os impactos negativos do acúmulo de processos de prestação de contas sem a devida análise e baixa. Considerando a necessidade de que os processos dentro das organizações públicas sejam realizados de forma sistematizada, articulada e intencional, parte-se da premissa de que a implementação da Gestão do Conhecimento pode propiciar melhorias nos processos e procedimentos realizados. Para tanto, a presente pesquisa fundamenta-se nos conceitos essenciais da Gestão do Conhecimento, da Teoria da Criação do Conhecimento Organizacional e da Gestão do Conhecimento na Administração Pública, conforme proposto por Davenport e Pruzak (2003), Nonaka e Takeuchi (2008) e Batista (2012), respectivamente. A metodologia utilizada é qualitativa e foi adotado o estudo de caso com base em levantamento bibliográfico e pesquisa documental para obtenção de evidências do problema. Ainda, foram utilizados como instrumentos de pesquisa entrevistas semiestruturadas com os servidores da regional que atuam como analistas dos processos de prestação de contas e questionários aplicados aos gestores escolares das unidades de ensino circunscritas à SRE Juiz de Fora. Assim, vale ressaltar que os resultados evidenciaram que fatores como a alta rotatividade de servidores, a ausência de padronização nos processos e a falta de treinamento concorrem para a formação de passivos. Nessa perspectiva, propõe-se um Plano de Ação Educacional que possa contribuir para a promoção de uma mudança organizacional por meio da Gestão do Conhecimento. Dessa forma, a pesquisa contribui para a compreensão do papel estratégico da Gestão do Conhecimento no aprimoramento da Administração Pública, de modo a demonstrar que sua aplicação pode aumentar a eficiência dos processos de prestação de contas e fortalecer a transparência no uso dos recursos públicos.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Public Education Management and Assessment (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The research addresses the problem generated by the growing accumulation of accountability processes without analysis in the Accountability sector of SRE Juiz de Fora, highlighting the negative impact of this situation on administrative efficiency and transparency in public management. The management case studied had the general objective of identifying the causes of the accumulation of accountability processes at the Regional Education Superintendency of Juiz de Fora. The general objective was divided into three specific ones: i) describe the organizational structure of the Administrative and Financial Directorate of SRE Juiz de Fora, confirming the accumulation of accountability processes without due analysis and write-off, in the last five years; ii) analyze the causes for the accumulation of accountability processes, as well as the factors that lead school units to make errors in setting up the respective processes, which generate a high number of procedures issued by the Accountability sector of SRE Juiz de Fora; and iii) propose actions to reduce and minimize the negative impacts of the accumulation of accountability processes without due analysis and write-off. Considering the need for processes within public organizations to be carried out in a systematized, articulated and intentional manner, the premise is that implementing Knowledge Management can improve the processes and procedures carried out. For this, the research was based on the essential concepts of Knowledge Management, the Theory of Organizational Knowledge Creation and Knowledge Management in Public Administration, as proposed by Davenport and Pruzak (2003), Nonaka and Takeuchi (2008) and Batista (2012), respectively. The methodology is qualitative and a case study was adopted based on a bibliographic survey and documentary research to obtain evidence of the problem. Furthermore, semi-structured interviews with regional employees functioning as analysts of the accountability processes and questionnaires applied to school managers of the educational units limited to SRE Juiz de Fora were used as research instruments. The results showed that factors such as high employee turnover, lack of standardization in processes, and lack of training contribute to the formation of liabilities. Therefore, an Educational Action Plan was proposed that can contribute to promoting organizational change through Knowledge Management. The research contributes to understanding the strategic role of Knowledge Management in improving public administration, demonstrating that its application can increase the efficiency of accountability processes and strengthen transparency in the use of public resources.
Keywords: Gestão do conhecimento
Prestação de contas
Recursos públicos
Educação
Superintendência regional de ensino
Knowledge management
Accountability
Public resources
Education
Regional education superintendency
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18786
Issue Date: 11-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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