https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18785
File | Description | Size | Format | |
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leonardocristianomirandaguimaraes.pdf | PDF/A | 1.93 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | O plano de atendimento escolar como ferramenta de gestão da rede estadual de ensino de Minas Gerais |
Author: | Guimarães, Leonardo Cristiano Miranda |
First Advisor: | Colchete Filho, Antonio Ferreira |
Referee Member: | Sanabio, Marcos Tanure |
Referee Member: | Figueiredo, Vítor Fonseca |
Resumo: | A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP), do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), aborda o Plano de Atendimento Escolar, elaborado anualmente pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). O Plano de Atendimento Escolar visa planejar e distribuir vagas e recursos para atender às demandas das escolas estaduais. O estudo identificou desafios enfrentados pelas SRE na elaboração e análise das projeções do Plano de Atendimento Escolar, como a não conformidade com os prazos estipulados pela SEE/MG e projeções equivocadas de turmas. Esses problemas resultam em ajustes extemporâneos que comprometem a eficiência do processo e afetam outros sistemas integrados da SEE/MG. O estudo evidenciou que a precisão e a pontualidade na elaboração do Plano de Atendimento Escolar são essenciais para evitar sobrecarga de trabalho entre os servidores da SEE/MG e garantir a alocação adequada de recursos e vagas escolares. A dissertação também analisou as causas dessas dificuldades, como a falta de capacitação adequada dos profissionais envolvidos e a complexidade do processo de planejamento educacional. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com análise de dados de relatórios e questionários aplicados junto às SRE. Foi elaborado um Plano de Ação Educacional para aperfeiçoar o Plano de Atendimento Escolar, apresentando melhorias nos processos de formação dos profissionais das SRE, com o intuito de aprimorar as ferramentas de gestão de dados e adotar uma abordagem mais integrada e colaborativa entre as diferentes instâncias envolvidas na elaboração do referido plano. Desta forma, a pesquisa contribui para o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficazes e adaptadas à realidade das escolas públicas do estado. |
Abstract: | This dissertation, developed within the scope of the Professional Master Program in Management and Assessment of Public Education (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Assessment of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), examines the School Attendance Plan, which is prepared every year by the State Department of Education of Minas Gerais (SEE/MG). The School Attendance Plan aims to plan and allocate school slots and resources to meet the demands of state schools. This study identified challenges faced by the SRE in drafting and analyzing the projections of the School Attendance Plan, such as non-compliance with deadlines set by SEE/MG and inaccurate class projections. These issues lead to late adjustments, compromising process efficiency and affecting other integrated systems within SEE/MG. The study highlighted that accuracy and timeliness in preparing the School Attendance Plan are essential to avoid excessive workloads among SEE/MG staff and ensure the proper allocation of resources and school slots. The dissertation also analyzed the causes of these difficulties, including the lack of adequate training for the professionals involved and the complexity of the educational planning process. A qualitative approach was adopted, involving data analysis from reports and questionnaires administered to the SRE. The Educational Action Plan was developed to enhance the School Attendance Plan, proposing improvements in professional training processes for the SRE staff, aiming to refine data management tools and to adopt a more integrated and collaborative approach among the various entities involved in preparing the School Attendance Plan. Thus, this research contributes to the development of more effective educational policies tailored to the realities of public schools in the state. |
Keywords: | Gestão da informação Organização escolar Plano de atendimento escolar Information management School organization School attendance plan |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18785 |
Issue Date: | 20-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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