Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18781
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
danubiatrecemartins.pdfPDF/A3.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: A biblioteca escolar e a formação de leitores: estudo de caso de uma escola estadual da Zona da Mata Mineira
Author: Martins, Danúbia Trece
First Advisor: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Referee Member: Ribeiro, Patrícia Rafaela Otoni
Referee Member: Silva, Luciana de Mesquita
Resumo: Esta pesquisa traz uma reflexão sobre o papel da biblioteca escolar no desenvolvimento da habilidade de leitura e o letramento literário e a formação leitora dos alunos de uma escola da Zona da Mata Mineira, que nomeamos como Escola Estadual Djamila Ribeiro (EEDR). Ela está vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerias (SEE/MG) e pertence à regional de Juiz de Fora. A questão norteadora deste trabalho é “Como o espaço e os recursos da biblioteca da EEDR podem ser melhores integrados às práticas pedagógicas da instituição a fim de promover de forma ampla a formação leitora de seus estudantes?”. Esta questão surgiu a partir da hipótese de que a biblioteca escolar e os recursos que ela oferece não estão sendo utilizados de maneira a potencializar o processo de ensinoaprendizagem na instituição. O objetivo geral é investigar as possibilidades de utilizar o espaço e os recursos da biblioteca como recurso pedagógico para melhorar a qualidade da educação oferecida pela EEDR. E os objetivos específicos são: (i) descrever o funcionamento da biblioteca na instituição pesquisada; (ii) identificar e analisar os fatores que podem interferir na baixa mobilização da biblioteca da EEDR como recurso pedagógico; (iii) propor estratégias de gestão que contribuam para que o espaço da biblioteca seja melhor utilizado. O eixo teórico mobilizou autores como Renata Junqueira de Souza e Rildo Cosson (2017), Magda Soares (2009) e Débora Ventura Klayn Nascimento (2019) para discutir sobre leitura e letramento literário. Para discutir sobre a importância das bibliotecas escolares, dentre outras referências, foi citada Campello (2012). A metodologia escolhida foi o estudo do caso, que aconteceu, inicialmente, com a observação da instituição lócus da pesquisa, seguida de análise documental, revisão bibliográfica e posteriormente pesquisa de campo. Para a metodologia a principal referência utilizada foi Lakatos e Marconi (2003). Durante a pesquisa de campo foram realizadas entrevistas, além da aplicação de questionários. Após a coleta e a análise dos dados um plano de intervenção foi proposto à instituição.
Abstract: This research presents a reflection on the role of the school library in developing reading skills, literary literacy, and students' reading formation at a school located in the Zona da Mata region of Minas Gerais, which we refer to as State School Djamila Ribeiro (EEDR). The school is affiliated with the Minas Gerais State Department of Education (SEE/MG) and is part of the Juiz de Fora regional division. The guiding question of this study is: "How can the space and resources of EEDR’s library be better integrated into the institution’s pedagogical practices in order to broadly promote students’ reading formation?" This question emerged from the hypothesis that the school library and its available resources are not being utilized in ways that could enhance the teaching-learning process at the institution. The general objective is to investigate the possibilities of using the library’s space and resources as pedagogical tools to improve the quality of education offered by EEDR. The specific objectives are: (i) to describe the functioning of the library at the institution under study; (ii) to identify and analyze the factors that may influence the low utilization of EEDR’s library as a pedagogical resource; and (iii) to propose management strategies that contribute to better use of the library space. The theoretical framework draws on authors such as Renata Junqueira de Souza and Rildo Cosson (2017), Magda Soares (2009), and Débora Ventura Klayn Nascimento (2019) to discuss reading and literary literacy. To address the importance of school libraries, among other references, Campello (2012) is cited. The chosen methodology was a case study, which began with observation of the research site, followed by document analysis, literature review, and later, field research. The main methodological reference was Lakatos and Marconi (2003). During field research, interviews were conducted in addition to the application of questionnaires. After data collection and analysis, an intervention plan was proposed to the institution.
Keywords: Formação leitora
Biblioteca escolar
Leitura
Letramento literário
Reading formation
School library
Reading
Literary literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18781
Issue Date: 28-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons