https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18780
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
marconimendesdesouzabrum.pdf | PDF/A | 1.51 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Baixo desempenho em matemática no programa de avaliação da educação básica dos alunos do 9º ano de uma escola da rede estadual mineira |
Author: | Brum, Marconi Mendes de Souza |
First Advisor: | Vieira, Marcel de Toledo |
Referee Member: | Machado, Miriam Raquel Piazzi |
Referee Member: | Lima, Sandra Machado de Souza |
Resumo: | Este estudo investiga os fatores associados ao baixo desempenho dos alunos do Ensino Fundamental II, em Matemática, nas avaliações externas do Proeb, realizadas entre 2014 e 2022 na Escola Quadrante, localizada em um município da Zona da Mata, Minas Gerais. O pesquisador atua como professor de Educação Básica desde 2011 e, desde 2016, está vinculado à referida escola. Os dados revelam resultados insatisfatórios nas avaliações externas em Matemática, motivando a investigação das causas desse desempenho e a proposição de estratégias de gestão para sua melhoria. A pergunta central da pesquisa é: "Quais fatores estão associados ao baixo desempenho dos alunos do 9º ano em Matemática no Proeb da Escola Quadrante?" O objetivo geral da dissertação é analisar os possíveis fatores associados ao baixo desempenho dos alunos do 9º ano da Escola Quadrante na disciplina de Matemática no Proeb. Como objetivos específicos, destacam-se os seguintes: i) descrever a Escola Quadrante e os resultados obtidos pelos alunos do 9º ano na disciplina de Matemática no Proeb, no período de 2014 a 2022; ii) analisar quais fatores têm levado ao baixo desempenho dos alunos do 9º ano na disciplina de Matemática no Proeb de 2014 a 2022; e iii) propor ações que visem superar a situação de baixo desempenho em Matemática dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental da Escola Quadrante, buscando a melhoria do desempenho dos estudantes. A fundamentação teórica contempla autores como Soares (2004, 2007), Costa (2010), Neves (2018), Vieira e Drigo (2021), Suleiman (2016) e Sánchez (2004), que discutem aspectos relacionados ao desempenho educacional e às dificuldades de aprendizagem em Matemática. A pesquisa de campo buscou compreender os fatores que influenciam o desempenho discente, com destaque para os resultados do Proeb. Foram analisados fatores extraescolares, como o contexto socioeconômico e o suporte familiar, e fatores intraescolares, como a formação docente e a gestão escolar. A metodologia incluiu pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora, pedagógica e docentes da instituição. A análise dos dados foi organizada em quatro eixos: fatores determinantes do baixo desempenho; uso das informações das avaliações externas pela escola; estratégias de gestão e orientação pedagógica; e desafios para a melhoria dos resultados. A partir das análises realizadas, foram propostas ações estratégicas voltadas ao engajamento estudantil, à preparação para o Proeb, à redução da infrequência escolar, ao enfrentamento da desmotivação, à superação de lacunas de aprendizagem e ao fortalecimento da participação familiar. Destaca-se, por fim, a importância da avaliação externa como instrumento de monitoramento e aprimoramento da qualidade do ensino. |
Abstract: | This study investigates the factors associated with the low performance of Elementary School II students in Mathematics in the external Proeb assessments carried out between 2014 and 2022 at Escola Quadrante, located in a municipality in Zona da Mata, Minas Gerais. The researcher has worked as a Basic Education teacher since 2011 and, since 2016, has been associated with the aforementioned school. The data reveal unsatisfactory results in the external assessments in Mathematics, motivating the investigation of the causes of this performance and the proposal of management strategies for its improvement. The central question of the research is: "What factors are associated with the low performance of 9th grade students in Mathematics in the Proeb at Escola Quadrante?" The general objective of the dissertation is to analyze the possible factors associated with the low performance of 9th grade students at Escola Quadrante in the Mathematics subject in Proeb. The specific objectives of this study are as follows: i) to describe Escola Quadrante and the results obtained by 9th grade students in the subject of Mathematics in Proeb, from 2014 to 2022; ii) to analyze which factors have led to the low performance of 9th grade students in the subject of Mathematics in Proeb from 2014 to 2022; and iii) to propose actions that aim to overcome the situation of low performance in Mathematics of 9th grade students of Elementary School at Escola Quadrante, seeking to improve student performance. The theoretical basis includes authors such as Soares (2004, 2007), Costa (2010), Neves (2018), Vieira and Drigo (2021), Suleiman (2016) and Sánchez (2004), who discuss aspects related to educational performance and learning difficulties in Mathematics. The field research sought to understand the factors that influence student performance, with emphasis on Proeb results. Extra-school factors, such as socioeconomic context and family support, and intra-school factors, such as teacher training and school management, were analyzed. The methodology included documentary research and semi-structured interviews with the institution's management, pedagogical and teaching staff. Data analysis was organized into four axes: factors determining low performance; use of information from external assessments by the school; management strategies and pedagogical guidance; and challenges for improving results. Based on the analyses carried out, strategic actions were proposed aimed at student engagement, preparation for Proeb, reducing school attendance, addressing demotivation, overcoming learning gaps and strengthening family participation. Finally, the importance of external assessment as an instrument for monitoring and improving the quality of education is highlighted. |
Keywords: | SIMAVE/Proeb Desempenho Matemática Performance Mathematics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18780 |
Issue Date: | 25-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License