https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18769
File | Description | Size | Format | |
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alanclaudiodovaleguimaraes.pdf | PDF/A | 3.3 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Tese |
Title: | Formação docente no ensino superior: desafios e oportunidades de aprendizagens colaborativas com professores de química |
Author: | Guimarães, Alan Cláudio do Vale |
First Advisor: | Lopes, José Guilherme da Silva |
Referee Member: | Echeverría, Agustina Rosa |
Referee Member: | Matos, Neide da Silveira Duarte de |
Referee Member: | Furlani, Juliana Maria Sampaio |
Referee Member: | Reis, Ivoni de Freitas Reis |
Resumo: | Neste trabalho, investigamos as contribuições de um Processo Formativo com caráter Colaborativo para a Formação Continuada de Docentes do Ensino Superior com a temática de metodologias ativas. O contexto de nossa pesquisa foi o processo de adaptação dos professores ao ambiente virtual durante a pandemia da Covid-19, que levou as universidades a adotarem o Ensino Remoto Emergencial. Elaboramos um processo formativo estruturado em 12 encontros, que serviu como corpus de análise para esta pesquisa. Inicialmente, aplicamos um questionário para a inscrição no processo, a partir do qual foi possível traçar o perfil acadêmico-profissional dos participantes. Durante os encontros, utilizamos gravações em áudio e vídeo para registrar as interações entre os participantes, o que nos permitiu mapear os eventos e otimizar as análises posteriores. A pesquisa teve caráter qualitativo e se inseriu no campo da pesquisa participante. Os dados foram analisados a partir do referencial de Análise de Conteúdo de Bardin. Nos encontros, procuramos criar um ambiente de aprendizado coletivo, com compartilhamento de experiências e reflexões que se mostraram necessárias. As temáticas abordadas incluíram o Isolamento Docente Reflexão sobre a prática e as Metodologias Ativas. Por fim, acompanhamos dois professores na aplicação de sequências didáticas organizadas com base em Metodologias Ativas. Concluímos nesta pesquisa que o período de ERE, embora desafiador, também trouxe oportunidades para que os professores reavaliassem suas práticas pedagógicas e refletissem sobre novas possibilidades. A formação dos professores é um fator importante que influencia nas suas práticas pedagógicas e na busca pela formação continuada. O processo formativo oferecido aos professores universitários, não apenas proporcionou reflexões teóricas e práticas sobre o ensino, como demonstrou que estratégias colaborativas e inovadoras podem contribuir para a reconstrução das práticas pedagógicas no Ensino Superior. As sequências didáticas oferecidas buscaram romper com o modelo tradicional e conteudista adotando uma abordagem que incentivou os estudantes a assumirem um papel mais ativo na construção de seus conhecimentos, característica marcante nas Metodologias Ativas, e que contribuiu para o processo de ensino e de aprendizagem. |
Abstract: | In this study, we investigated the contributions of a Formative Process with a Collaborative nature for the Continuous Education of Higher Education Teachers, focusing on active learning. The context of our research was the process of teachers adapting to the virtual environment during the Covid-19 pandemic, which led universities to adopt Emergency Remote Teaching. We developed a formative process structured into 12 meetings, which served as the corpus for analysis in this research. Initially, we applied a questionnaire for enrollment in the process, which allowed us to outline the academic-professional profile of the participants. During the meetings, we used audio and video recordings to document the interactions among participants, enabling us to map events and optimize subsequent analyses. The research is qualitative in nature and falls within the field of participant research. The data were analyzed based on Bardin's Content Analysis framework. In the meetings, we sought to create a collective learning environment, with the sharing of experiences and reflections that proved necessary. The topics addressed included Teacher Isolation, Reflection on Practice, and Active Learning. Finally, we followed two teachers in the application of didactic sequences organized based on active learning. We concluded that the ERE period, although challenging, also brought opportunities for teachers to reassess their pedagogical practices and reflect on new possibilities. Teacher training is an important factor influencing their pedagogical practices and the pursuit of continuous education. The formative process offered to university teachers not only provided theoretical and practical reflections on teaching but also demonstrated that collaborative and innovative strategies can contribute to the reconstruction of pedagogical practices in Higher Education. The didactic sequences offered aimed to break away from the traditional and content-focused model, adopting an approach that encouraged students to take a more active role in constructing their knowledge—a characteristic hallmark of active learning—and that contributed to the teaching and learning process. |
Keywords: | Docência no ensino superior Formação continuada Isolamento docente Metodologias ativas Grupos colaborativos Ensino de química Teaching in higher education In-service teaching training Teacher isolation Active learning Collaborative groups Chemistry teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Química |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18769 |
Issue Date: | 24-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Doutorado em Química (Teses) |
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