Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18743
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
hermanohomerogomesdesa.pdfPDF/A3.38 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Atividades extraclasse docente: os desafios de sua implementação em uma escola estadual de Minas Gerais
Autor(es): Sá, Hermano Homero Gomes de
Orientador: Alvim, Maria Isabel da Silva Azevedo
Miembros Examinadores: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Miembros Examinadores: Oliveira, Helena Rivelli de
Resumo: O presente estudo analisa a implementação das atividades extraclasse, enquanto momento relevante do trabalho docente, e os desafios enfrentados pela gestão escolar na organização, no acompanhamento e no monitoramento dessas atividades, no contexto de uma escola estadual de Minas Gerais, localizada no município de Constelação. A pesquisa tem como objetivo geral investigar as dificuldades apresentadas na prática cotidiana de implementação das atividades extraclasse, no intuito de propor estratégias de gestão, que visem à melhor organização e efetividade dessa política. Como objetivos específicos são definidos: (l) descrever o contexto de pesquisa, analisando as normativas que regem as atividades extraclasse docente, destinadas à capacitação, à formação continuada, ao planejamento, às reuniões e à avaliação na rede pública estadual de ensino em Minas Gerais, e como tais momentos ocorrem na referida escola; (ll) analisar como a escola organiza suas atividades extraclasse, destinadas a ações de capacitação, de formação continuada, de planejamento, de avaliação e quais fatores interferem na efetivação dessas atividades; (lll) propor estratégias de gestão, através de um Plano de Ação Educacional (PAE), que auxiliem na implementação e na utilização efetiva das atividades extraclasse na escola pesquisada. Para tanto, utilizamos a metodologia qualitativa, de estudo de caso, por meio da realização de entrevistas semiestruturadas com a equipe gestora da escola (diretor e vice-diretores) e com os Especialistas em Educação Básica (EEB), assim como a aplicação de um questionário virtual, respondido pelos professores. Tomamos como principais referenciais teóricos autores do campo da Educação, como José Carlos Libâneo (2004), Antônio Nóvoa (1992), Bernadete Gatti (2010) e Heloisa Lück (2009a), que discutem gestão escolar e abordam a escola como espaço de formação e desenvolvimento profissional do docente. Contextualizamos os marcos normativos nacionais e estaduais que respaldam a política de atividades extraclasse docente, garantindo 1/3 da jornada de trabalho fora de sala de aula; é feita também a caracterização da escola onde se passa o caso de gestão e como essas atividades são desenvolvidas. Os resultados da pesquisa indicam que as atividades extraclasse possuem grande potencial para a formação continuada e a valorização docente, mas são comprometidas visto os desafios, como a alta rotatividade de professores convocados, a sobrecarga administrativa e a falta de planejamento estruturado. A partir disso, no quarto capítulo, apresentamos um Plano de Ação Educacional (PAE) que propõe estratégias de gestão, como a reorganização das reuniões de Módulo 2, a criação de um banco de materiais pedagógicos e a realização de ciclos de formação continuada, alinhados às necessidades do corpo docente, que visam superar os desafios identificados, promovendo maior eficácia e alinhamento às normativas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A pesquisa espera contribuir com a formação continuada dos docentes e inspirar iniciativas semelhantes em outras escolas da rede pública, fortalecendo a educação pública, em Minas Gerais e no Brasil.
Resumen : This study aims to analyze the implementation of extracurricular activities as a significant aspect of teaching work and the challenges faced by school management in organizing, monitoring, and supervising these activities in the context of a public school in Minas Gerais, located in the municipality of Constelação (MG) (fictitious name). The research’s general objective is to investigate the difficulties encountered in the daily practice of implementing extracurricular activities to propose management strategies that aim at better organization and effectiveness of this policy. The specific objectives defined are: (I) to describe the research context, analyzing the regulations governing extracurricular teaching activities aimed at training, continuous professional development, planning, meetings, and evaluation within the public education system in Minas Gerais, and how these moments occur in the referenced school; (II) to analyze how the school organizes its extracurricular activities dedicated to training actions, continuous professional development, planning, and evaluation, and which factors interfere with the effectiveness of these activities; (III) to propose management strategies through an educational action plan that supports the implementation and effective utilization of extracurricular activities in the researched school. To achieve this, a qualitative methodology will be employed, using a case study approach, conducting semi-structured interviews with the school’s management team, Basic Education Specialists (EEB), and vice-principals, as well as administering a virtual questionnaire to teachers. The primary theoretical framework is grounded in educational scholars such as José Carlos Libâneo (2004), Antônio Nóvoa (1992), Bernadete Gatti (2010), and Heloisa Lück (2009a), who discuss school management and view the school as a space for teachers’ professional formation and development. The study contextualizes national and state regulatory frameworks that underpin the extracurricular teaching activity policy, which guarantees one-third of the teaching workload outside the classroom; it also characterizes the school where the management case study takes place and examines how these activities are conducted. The research findings indicate that extracurricular activities hold significant potential for continuous training and teacher appreciation but are hindered by challenges such as high turnover of temporary teachers, administrative overload, and lack of structured planning. Based on these findings, the fourth chapter presents an Educational Action Plan (PAE) proposing management strategies such as reorganizing Module 2 meetings, creating a repository of pedagogical materials, and conducting cycles of continuous training aligned with teachers’ needs. These strategies aim to address identified challenges, promoting greater efficacy and alignment with SEE/MG-established regulations. The research aspires to contribute to teachers’ continuous training and inspire similar initiatives in other public schools, strengthening public education in Minas Gerais and Brazil.
Palabras clave : Atividade extraclasse docente
Trabalho docente
Gestão pedagógica
Formação docente
Extracurricular teaching activity
Teaching work
Pedagogical management
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18743
Fecha de publicación : 26-mar-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons