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Type: Dissertação
Title: Baixo desempenho em matemática dos alunos de uma escola estadual do Vale do Jequitinhonha no Proeb: caminhos para superação
Author: Amaral, Neirivone Marques Rezende do
First Advisor: Vieira, Marcel de Toledo
Referee Member: Machado, Miriam Raquel Piazzi
Referee Member: Goulart, Janaina Moreira de Oliveira
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). A pesquisa se justifica a partir da análise de resultados do Proeb que indicam que a Escola Estadual Joaquim Santos Costa apresenta aproximadamente 80% dos alunos do 9º ano entre os níveis baixo e intermediário. A análise dos resultados do Proeb compreendeu o período de 2018 a 2023 e os dados foram obtidos a partir do Sistema de Monitoramento da Aprendizagem (CAEd/UFJF) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tem como objetivo geral analisar os fatores relacionados ao baixo desempenho dos alunos no 9º ano do ensino fundamental da E. E. Joaquim Santos Costa em Matemática nas avaliações do Simave/Proeb, identificando suas possíveis causas e como objetivos específicos: (i) descrever a escola estudada apresentando suas características de infraestrutura, de quadro de pessoal e de práticas pedagógicas e também o contexto onde ela está inserida; (ii) analisar os desafios encontrados pela E. E. Joaquim Santos Costa no trabalho de gestão pedagógica com relação ao baixo desempenho dos alunos nas avaliações do Proeb e (iii) propor estratégias para minimizar os efeitos dos fatores associados ao baixo desempenho dos alunos, visando um trabalho mais efetivo no atendimento a esses alunos e, consequentemente, na melhoria do desempenho da escola. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados a pesquisa bibliográfica e documental, visando à obtenção de índices numéricos correspondentes às variáveis abordadas e entrevista semiestruturada com os professores, especialistas e o diretor, verificando assim a percepção desses atores sobre os problemas vivenciados pela escola. O resultado da pesquisa apontou fragilidades na apropriação dos resultados e no atendimento aos alunos com baixo desempenho, além de dificuldade em estabelecer uma parceria forte com as famílias. Para tentar resolver ou minimizar os problemas detectados, propõe-se um Plano de Ação Educacional pautado na formação continuada dos professores a partir de práticas efetivas de análise dos resultados dos alunos nas avaliações internas e externas para embasar a elaboração e execução de planos de intervenção pedagógica, visando atender aos alunos que se encontram com baixo desempenho e dificuldade de aprendizagem. Ações para fortalecer a parceria entre famílias e escola também foram pensadas.
Abstract: This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Degree in Management and Evaluation of Public Education (PPGP) of the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The research is justified by the analysis of Proeb results that indicate that the Joaquim Santos Costa State School has approximately 80% of 9th grade students between low and intermediate levels. The analysis of the Proeb results covered the period from 2018 to 2023 and the data were obtained from the Learning Monitoring System (CAEd/UFJF) and the National Institute of Studies and Educational Research Anísio Teixeira (INEP). The general objective is to analyze the factors related to the low performance of students in the 9th grade of elementary school at E. E. Joaquim Santos Costa in Mathematics in the Simave/Proeb assessments, identifying their possible causes and as specific objectives: (i) describe the school studied, presenting its characteristics of infrastructure, staff and pedagogical practices and also the context in which it is inserted; (ii) analyze the challenges encountered by E. E. Joaquim Santos Costa in the pedagogical management work in relation to the low performance of students in the Proeb assessments and (iii) propose strategies to minimize the effects of the factors associated with the low performance of students, aiming at a more effective work in serving these students and, consequently, in improving the school's performance. Bibliographic and documentary research were used as data collection instruments, aiming to obtain numerical indexes corresponding to the variables addressed, and semi-structured interviews with teachers, specialists and the principal, thus verifying the perception of these actors about the problems experienced by the school. The results of the research pointed out weaknesses in the appropriation of results and in the service to low-performing students, in addition to difficulties in establishing a strong partnership with families. In order to try to solve or minimize the problems detected, an Educational Action Plan is proposed based on the continued training of teachers based on effective practices of analysis of student results in internal and external assessments to support the elaboration and execution of pedagogical intervention plans, aiming to serve students who are low-performing and have learning difficulties. Actions to strengthen the partnership between families and schools were also considered.
Keywords: Fatores associados ao baixo desempenho
Simave/Proeb
Matemática
Factors associated with low performance
Mathematics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18740
Issue Date: 11-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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