https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1872
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
marialuizabarbosa.pdf | 779.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | A gestão escolar na condução do projeto de ação pedagógica (PAP): como melhorar o interesse e desempenho dos estudantes? |
Autor(es): | Barbosa, Maria Luiza |
Primeiro Orientador: | Micarello, Hilda Aparecida Linhares da Silva |
Membro da banca: | Dutra, Rogeria Campos de Almeida |
Membro da banca: | Innocêncio, Mariângela Tostes |
Resumo: | Esta dissertação parte da concepção de que o processo de ensino aprendizagem é mais eficaz quando feito com o envolvimento de todos e que a aprendizagem escolar se constrói a partir de uma boa relação entre professor e aluno. Analisando o papel do gestor escolar em duas escolas na condução e execução de um Projeto de Ação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, foi possível verificar um sério problema na escola e que precisa ser combatido urgentemente: professores e alunos insatisfeitos com a Educação. As escolas pesquisadas apresentam características afins, como atendimento ao ensino fundamental completo e características opostas, como o nível socioeconômico das comunidades em que estão inseridas. Ambas apresentam dificuldades com relação ao interesse e desempenho dos estudantes dos três últimos anos do ensino fundamental, fator esse de maior motivação para esta pesquisa. Através de um estudo de caso de gestão nas duas escolas, foi feita uma análise das principais características das ações dos gestores, embasada em estudos de autoras como Heloísa Luck e Thelma Polon. Como instrumentos metodológicos foram elaborados questionários aos professores e entrevistas com um grupo de alunos de cada escola, com os gestores escolares e gerentes da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte. Ao final foi elaborado um plano de ação voltado para a formação de gestores escolares e professores. |
Abstract: | This dissertation is based on the concept that the teaching and learning processes are more effective when done with the involved of all and that the school learning is built from good relationship teacher and student. Analyzing two schools manager´s roles in conducting and implementing a Pedagogical Action Project from the Municipal Department of Education in Belo Horizonte, it was possible to verify a serious problem at the schools that needs to be tackled urgently: teachers and students unsatisfied with Education. The surveyed schools have similar characteristics, such as complete elementary education and opposing characteristics, such as the Socio Economic Level of the communities in which they are inserted. Both present difficulties in respect to students` interest and performance during the last three years of elementary school, a factor of greater motivation for this research. Through a one case study of the two schools’ management, an analysis of the main features of the managers` actions was done, based on studies of authors such as Heloise Luck and Thelma Polon. As methodological tools, questionnaires were elaborated to the teachers besides interviewing a group of students from each school, the schools’ and the Municipal Department of Education in Belo Horizonte managers. At the end was elaborated an action plan focused on the training of school managers and teachers. |
Palavras-chave: | Aprendizagem Gestão Escolar Coletivo Escolar Learning School management School collective |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1872 |
Data do documento: | 18-Out-2012 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.