https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18728
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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Clase: | Dissertação |
Título : | A aprendizagem implícita de dependências não adjacentes por crianças de 7 anos |
Autor(es): | Fernandes, Bianca Rossini |
Orientador: | Name, Maria Cristina Lobo |
Miembros Examinadores: | Marcilese, Mercedes |
Miembros Examinadores: | Oliveira, Cândido Samuel Fonseca de |
Miembros Examinadores: | Salgado, Ana Paula Martins Alves |
Resumo: | O presente estudo investiga a aprendizagem implícita de dependências não adjacentes (DNAs) por crianças brasileiras de 7 anos de idade. As DNAs são caracterizadas por estabelecer uma relação de codependência entre dois elementos da estrutura linguística com um material linguístico interveniente variável (ex., minha caneta, essa mesa; ele está dormindo, ela está comendo). Assim, estabelecem-se diversas DNAs nas línguas naturais combinando diferentes classes ou categorias funcionais, que, por sua vez, possuem diferentes itens que estabelecem essa relação de codependência. Desse modo, o processamento e aprendizagem das DNAs são imprescindíveis no processo de aquisição de linguagem. Especificamente, focalizamos a faixa etária dos 7 anos de idade, que passa por transformações cognitivas e metacognitivas e por ainda levantar certas questões em relação à aprendizagem implícita de DNAs. São objetivos (i) verificar, a partir de uma tarefa experimental, se crianças aos sete anos de idade são sensíveis às DNAs contidas em conjuntos de uma classe morfológica de uma língua pseudonatural, mesmo que por um tempo curto de exposição; (ii) investigar em que medida a atenção direcionada aos padrões linguísticos apresentados (DNAs) é requisito para sua aprendizagem implícita nessa faixa etária; e (iii) avaliar a eficácia a Tarefa de Escolha Forçada como um método experimental na investigação de aprendizagem de DNAs por crianças de 7 anos de idade, analisando possíveis necessidades de modificações e adaptações. Foi conduzido um estudo experimental com 32 crianças. Desse total, 16 participaram do grupo experimental, onde foram expostas a estímulos linguísticos contendo DNAs probabilísticas durante a fase de familiarização, enquanto a outra metade formou o grupo controle, no qual os participantes ouviram sons instrumentais durante a mesma fase. Os resultados não revelaram diferença estatisticamente significativa nas taxas de acertos entre os grupos experimental e controle. Além disso, a taxa de acerto dos participantes do grupo experimental se mostrou um pouco acima do nível da chance, sugerindo que as crianças do grupo experimental não foram sensíveis aos padrões de DNAs apresentados. Quando comparados aos dados desta pesquisa com dados de bebês e adultos, essa falta de sensibilidade pode ser atribuída a mudanças nos processos e mecanismos de aprendizagem, combinadas com a necessidade de uma tarefa experimental comportamental adequada para essa faixa etária. |
Resumen : | The current study investigates the implicit learning of non-adjacent dependencies (NADs) by 7-year-old Brazilian children. NADs establish a codependent relationship between two elements with a variable intervening material within a language structure (e.g., minha caneta, essa mesa; ele está dormindo, ela está comendo). These structures are commonly found in natural language, combining different functional classes or categories. These classes or categories typically include items that form codependent relationships, making the processing and learning of NADs essential for language acquisition. Specifically, this study focuses on 7-year-old children, a developmental stage marked by cognitive and metacognitive transformations. Besides, questions regarding the implicit learning of NADs at this age remain unresolved. The objectives were (i) to verify, through a behavioural experimental task, whether 7ýear-old children were sensitive to NADs embedded in a morphological class set of a pseudonatural language; (ii) to investigate the extent to which directed attention to the language patterns plays a role in its implicit learning; (iii) to evaluate the efficacy of the Two-Forced Alternative Choice task (2AFC) as an experimental method for studying NAD learning in 7 year-olds, identifying potential needs for modification and adaptation. Thirty-two children participated in the study. Of this total, 16 were part of the experimental group and were exposed to linguistic stimuli containing probabilistic NADs during the familiarization phase. The remaining 16 children formed the control group, which had no contact with linguistic stimuli during the same phase. The results did not reveal a statistically significant difference in accuracy rates between the experimental and control groups. Besides, the accuracy rate among experimental group participants was marginally above chance level. This suggests that the children in the experimental group were not sensitive to the presented NAD patterns. When compared to data from infants and adults, this lack of sensitivity may be attributed to developmental changes in learning processes and mechanisms, combined with the need of an appropriately designed behavioral experimental task for this age group. |
Palabras clave : | Dependências não adjacentes Crianças de 7 anos de idade Aprendizagem implícita Tarefa de escolha forçada Non-adjacent dependencies 7-year-olds Implicit learning Two-forced alternative task |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Letras |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18728 |
Fecha de publicación : | 10-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Linguística (Dissertações) |
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