https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18718
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marianafernandesfiães.pdf | PDF/A | 1.4 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Avaliação do efeito de uma palestra presencial no conhecimento de acadêmicos de odontologia sobre traumatismos dentários |
Autor(es): | Fiães, Mariana Fernandes |
Orientador: | Machado, Fernanda Campos |
Miembros Examinadores: | Scalioni, Flávia Almeida Ribeiro |
Miembros Examinadores: | Carrada, Camila Faria |
Resumo: | O conhecimento quanto aos diferentes tipos de traumatismos dentários (TD) e suas respectivas formas de tratamento é indispensável para a prevenção de futuras complicações pós-traumáticas. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de uma intervenção educativa (palestra presencial) sobre TD no conhecimento e atitudes de acadêmicos do curso de Odontologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em relação ao tema. A amostra deste estudo de intervenção longitudinal foi composta por 30 acadêmicos do 8° período matriculados no Estágio de Urgência Odontológica. Um questionário estruturado autoaplicável foi preenchido pelos participantes em três momentos: avaliação inicial (T0 ), antes da palestra; pós-intervenção curto prazo (T1 ), uma semana após a palestra; e pós-intervenção longo prazo (T2 ), dois semestres após a palestra. A palestra presencial abordou os conceitos gerais de TD, bem como as lesões dentárias traumáticas e seu manejo, baseados nas diretrizes da International Association of Dental Traumatology (IADT). Foi realizada análise descritiva e a relação entre as variáveis foi testada por meio dos testes Q de Cochram e ANOVA de Friedman. O nível de significância adotado foi de 5% (p≤ 0,05). Previamente à intervenção educativa, os estudantes do 8º período apresentavam uma média de acertos de 6,43 nas 12 perguntas do questionário. Em T1 , este valor aumentou para 7,57 (p=0,020). Não houve diferença em relação à média de respostas corretas entre T0 e T2 e entre T1 e T2 . Houve aumento significativo na porcentagem de acertos entre T0 e T1 e entre T0 e T2 em duas das 12 questões específicas sobre traumatismos dentários. Nenhum participante relatou apresentar conhecimento muito bom sobre TD em T0 e, logo após a intervenção, 10% afirmaram apresentar conhecimento muito bom (p=0,009). Houve diferença significativa em relação ao conhecimento das diretrizes da IADT e do aplicativo oficial da IADT “Tooth SOS” (p=0,001 e p<0,001, respectivamente) antes e após a intervenção educativa. No entanto, em todos os momentos de avaliação, a grande maioria dos acadêmicos relataram sentir a necessidade de mais informações sobre o manejo de um paciente que sofreu algum TD. Concluiu-se que a palestra teve efeito positivo na aquisição do conhecimento sobre TD dos participantes logo após a intervenção, entretanto não foi observada retenção deste conhecimento a longo prazo (2 semestres após a intervenção). O estudo destaca a necessidade de outras estratégias educacionais para suprir esta lacuna de conhecimento. |
Resumen : | Knowledge of the different types of dental trauma (DT) and their respective treatment methods is essential for preventing future post-traumatic complications. Therefore, the aim of this study was to evaluate the effect of an educational intervention (in-person lecture) on DT knowledge and attitudes among dentistry students at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF). The sample for this longitudinal intervention study consisted of 8th-semester students enrolled in the Dental Emergency Internship. A structured self-administered questionnaire was completed by the participants at three points: initial assessment (T0), before the lecture; short-term post-intervention (T1), one week after the lecture; and long-term post-intervention (T2), two semesters after the lecture. The in-person lecture covered the general concepts of DT, as well as traumatic dental injuries and their management, based on the guidelines of the International Association of Dental Traumatology (IADT). Descriptive analysis was performed, and the relationship between variables was tested using Cochran's Q and Friedman's ANOVA tests. The significance level adopted was 5% (p ≤ 0.05). Before the educational intervention, 8th-semester students had an average score of 6.43 out of 12 questions on the questionnaire. At T1, this value increased to 7.57 (p = 0.020). There was no difference in the average number of correct answers between T0 and T2 and between T1 and T2. There was a significant increase in the percentage of correct answers between T0 and T1 and between T0 and T2 in two of the 12 specific questions about dental trauma. None of the participants reported having very good knowledge of DT at T0, but immediately after the intervention, 10% claimed to have very good knowledge (p = 0.009). There was a significant difference in knowledge of the IADT guidelines and the official IADT app "Tooth SOS" (p = 0.001 and p < 0.001, respectively) before and after the educational intervention. However, at all assessment points, the vast majority of students reported feeling the need for more information on managing a patient who had suffered a DT. It was concluded that the lecture had a positive effect on participants' knowledge acquisition about DT immediately after the intervention; however, there was no long-term retention of this knowledge (2 semesters after the intervention). The study highlights the need for other educational strategies to fill this knowledge gap. |
Palabras clave : | Traumatismos dentários Conhecimentos, atitudes e prática em saúde Estudantes de odontologia Tooth injuries Health knowledge, attitudes, practice Students, dental |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Odontologia |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18718 |
Fecha de publicación : | 9-sep-2024 |
Aparece en las colecciones: | Faculdade de Odontologia - Campus JF - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons