Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18636
Ficheros en este ítem:
No hay ficheros asociados a este ítem.
Clase: Dissertação
Título : Autoeficácia percebida e fatores associados em atletas e praticantes de ginástica
Autor(es): Costa, Júlia Loth
Orientador: Neves, Clara Mockdece
Miembros Examinadores: Ferreira, Maria Elisa Caputo
Miembros Examinadores: Nogueira, Francine Caetano de Andrade
Resumo: A autoeficácia é considerada um componente psicológico e pode exercer uma função auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Dessa forma o objetivo dessa dissertação foi identificar o nível de autoeficácia percebida de atletas e praticantes de diferentes modalidades ginásticas e associar com outros aspectos psicológicos. Este trabalho caracteriza-se como método misto sequencial. A primeira etapa foi qualitativa e consistiu em levantamento bibliográfico realizado através de uma revisão sistemática da literatura. A segunda etapa foi quantitativa, buscou-se a realização de coleta de dados em atletas e praticantes de diferentes modalidades ginásticas do sexo feminino. Foram obtidos dados sobre o perfil sociodemográfico, senso de autoeficácia percebido, insatisfação e checagem corporal, comportamento de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares e desempenho esportivo. Os resultados da presente pesquisa estão descritos em forma de estudos e divididos por etapa de execução da pesquisa. O primeiro estudo apresenta a revisão sistemática intitulada: “A relação do desempenho competitivo e o senso de autoeficácia percebido em atletas e praticantes de esportes estéticos: Uma revisão sistemática” (ESTUDO 1). O objetivo desse estudo é identificar pesquisas presentes na literatura que relacionem o senso de autoeficácia percebido em atletas e praticantes de esportes estéticos com o desempenho esportivo. Foi possível identificar nessa etapa que o senso de autoeficácia percebido se relaciona com o desempenho de diversas formas, os artigos encontrados foram organizados em categorias, onde relacionavam a autoeficácia de forma positiva, negativa ou ambas, além de categorias que relacionaram com o desempenho. O segundo estudo apresenta os resultados da pesquisa quantitativa, que investigou como o senso de autoeficácia percebido em atletas e praticantes de modalidades ginásticas se relaciona com fatores associados, intitulado: “A relação da autoeficácia percebida com fatores associados em atletas e praticantes de ginástica” (ESTUDO 2). Os resultados indicaram que o EAT (autocontrole oral) foi o preditor mais importante para o desfecho do estudo, seguida pelo SATAQ (comparação social), pelo EICCE (satisfação com o peso) e, por fim, pelo EICCE (checagem), que foi marginalmente significativo. Conclui-se que a satisfação corporal, checagem corporal, comparação social e o autocontrole oral mostram significância em relação a autoeficácia e os aspectos psicológicos de atletas de diferentes modalidades de ginástica.
Resumen : Self-efficacy is considered a psychological component and may play a supportive role in the teaching-learning process. Thus, the objective of this dissertation was to identify the level of perceived self-efficacy among athletes and practitioners of different gymnastic disciplines and to associate it with other psychological aspects. This work is characterized by a sequential mixed-methods approach. The first phase was qualitative and consisted of a bibliographic review conducted through a systematic literature review. The second phase was quantitative and involved data collection from female athletes and practitioners of various gymnastic modalities. Data were obtained regarding sociodemographic profile, perceived self-efficacy, body dissatisfaction and checking, risk behaviors for the development of eating disorders, and sports performance. The results of the present research are presented as individual studies, organized according to each stage of the research process. The first study presents the systematic review entitled: "The Relationship Between Competitive Performance and Perceived Self-Efficacy in Athletes and Practitioners of Aesthetic Sports: A Systematic Review" (STUDY 1). The objective of this study was to identify research in the literature that relates perceived self-efficacy in athletes and practitioners of aesthetic sports to athletic performance. It was possible to identify that perceived self-efficacy is related to performance in various ways. The reviewed articles were categorized according to whether they reported a positive, negative, or mixed relationship between selfefficacy and performance, as well as other performance-related categories. The second study presents the results of the quantitative research, which investigated how perceived self-efficacy in athletes and gymnastic practitioners relates to associated factors, and is entitled: "The Relationship Between Perceived Self-Efficacy and Associated Factors in Gymnastics Athletes and Practitioners" (STUDY 2). The results indicated that the EAT (oral self-control) was the most important predictor for the study’s outcome, followed by SATAQ (social comparison), EICCE (weight satisfaction), and finally EICCE (body checking), which was marginally significant. It is concluded that body satisfaction, body checking, social comparison, and oral self-control show significant associations with perceived self-efficacy and psychological aspects among athletes from various gymnastic disciplines.
Palabras clave : Senso de autoeficácia percebido
Insatisfação corporal
Comportamento de risco para transtornos alimentares
Influências socioculturais
Modalidades ginásticas
Perceived self-efficacy
Body dissatisfaction
Risk behavior for eating disorders
Sociocultural influences
Gymnastics modalities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação Física
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Física
Clase de Acesso: Acesso Embargado
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18636
Fecha de publicación : 21-feb-2025
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação Física (Dissertações)



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons