Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18607
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
katiasandracaetano.pdfPDF/A2.86 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: A biblioteca escolar integrada às ações pedagógicas na Escola Estadual Emílio Jardim
Author: Caetano, Kátia Sandra
First Advisor: Kistemann Júnior, Marco Aurélio
Referee Member: Silva, Hilda Aparecida Linhares da
Referee Member: Pessoa, Cristiane Azevêdo Santos
Resumo: Este caso de gestão tem como tema a integração da biblioteca às ações pedagógicas desenvolvidas na Escola Estadual Emílio Jardim, pertencente à rede estadual de Minas Gerais, localizada em Coimbra (MG). O que motivou este estudo foi a infraestrutura física da biblioteca da escola, bem como o baixo uso e frequência dos alunos neste espaço, a escassez de projetos que envolvem ações pedagógicas tendo como suporte os materiais deste ambiente e as consequências da rotatividade dos professores atuantes neste espaço de aprendizagem. Assim, o objetivo geral é investigar os desafios para que a biblioteca escolar seja integrada às ações pedagógicas na Escola Estadual Emílio Jardim. Entre os objetivos específicos, buscamos descrever a Escola Estadual Emílio Jardim e conhecer seus contextos relacionados à integração da biblioteca às ações pedagógicas; analisar o papel da biblioteca escolar e sua relação com as ações pedagógicas na escola pesquisada e propor um Plano de Ação Educacional que vise à aproximação pedagógica entre a biblioteca escolar e as atividades curriculares dessa escola. O referencial teórico deste estudo embasou-se na discussão sobre a integração e colaboração na biblioteca, bem como sobre o letramento informacional e formação do leitor. Diante disso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, por meio de uma entrevista semiestruturada individual com a gestão escolar e a supervisão pedagógica e de uma roda de conversa com os alunos, buscando seus posicionamentos em relação à integração da biblioteca às ações pedagógicas da escola. Os dados da pesquisa apontam que a integração da biblioteca às ações pedagógicas se concentra no empréstimo de livros literários, quando as professoras de Língua Portuguesa solicitam alguma atividade avaliativa neste sentido. Além disso, as ações pedagógicas desenvolvidas em salas de aula se restringem dentro daquele ambiente e os demais professores não usam o acervo da biblioteca. Outra questão apontada refere-se ao fato de que o trabalho dos Professores para Ensino do Uso da Biblioteca (PEUBs) não é direcionado totalmente para a biblioteca. Em vistas disso, foi proposto um Plano de Ação Educacional para aproximar a biblioteca das ações pedagógicas desenvolvidas na escola, com propostas para ativar a biblioteca como suporte educacional em todos os conteúdos curriculares. As ações propostas contemplam o engajamento profissional da equipe de gestão escolar, da equipe de supervisão pedagógica, dos professores e das PEUBs. Acreditamos que o comprometimento dos profissionais em integrar a biblioteca às ações pedagógicas é o fator essencial, mesmo diante da estrutura física que a biblioteca tem atualmente.
Abstract: This management case study focuses on the integration of the library with the pedagogical activities carried out at Escola Estadual Emílio Jardim, part of the state education network of Minas Gerais, located in Coimbra (MG). The motivation for this study arose from the school's library infrastructure, the low student usage and attendance in this space, the scarcity of projects involving pedagogical actions supported by the library’s materials, and the consequences of teacher turnover in this learning environment. Thus, the main objective is to investigate the challenges of integrating the school library into pedagogical activities at Escola Estadual Emílio Jardim. Among the specific objectives, we aim to describe the Escola Estadual Emílio Jardim and understand its contexts related to the integration of the library into pedagogical activities; analyze the role of the school library and its relationship with pedagogical actions in the researched school; and propose an action plan to foster a pedagogical connection between the school library and the curricular activities of Escola Estadual Emílio Jardim. The theoretical framework of this study is based on discussions regarding integration and collaboration within the library, as well as information literacy and reader formation. In this context, qualitative research was conducted through individual semi-structured interviews with the school administration and pedagogical supervision, as well as a discussion group with students to gather their perspectives on the integration of the library into the school’s pedagogical activities. The research data indicate that the integration of the library into pedagogical activities is primarily limited to the lending of literary books when Portuguese language teachers require them for evaluative activities. Additionally, pedagogical actions developed in the classroom remain confined to that environment, and other teachers do not utilize the library’s collection. Another issue raised is that the work of PEUBs is not fully directed towards the library. Following this, an Educational Action Plan was proposed to bring the library closer to the pedagogical activities developed at the school, with proposals to activate the library as an educational support tool across all curricular subjects. The proposed actions involve the professional engagement of the school management team, the pedagogical supervision team, teachers, and PEUBs. We believe that the commitment of professionals to integrating the library into pedagogical activities is the key factor, even in light of the current physical infrastructure of the library.
Keywords: Biblioteca escolar
Integração da biblioteca às ações pedagógicas da escola
Formação do leitor
Letramento informacional
School library
Integration of the library into the school's pedagogical activities
Reader development
Information literacy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18607
Issue Date: 18-Mar-2025
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons