https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18604
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
flaviabarbosaborges.pdf | PDF/A | 3.71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Autoavaliação de cursos na pós-graduação: um estudo fundamentado na perspectiva de monitoramento de discentes e egressos do Mestrado Profmat da UFJF |
Autor(es): | Borges, Flávia Barbosa |
Primeiro Orientador: | Kistemann Júnior, Marco Aurélio |
Membro da banca: | Menezes, Marcus Bessa |
Membro da banca: | Vaz, Rafael Filipe Novôa |
Resumo: | Nos últimos anos, a autoavaliação dos cursos de pós-graduação tornou-se uma dimensão permanente e integrada ao processo avaliativo da Capes. Ao mesmo tempo, além de atribuir centralidade ao papel dos discentes nesse processo, a Capes tem reforçado a importância do acompanhamento de egressos como forma de avaliar a qualidade da formação ofertada pelos programas de pós-graduação no país. Considerando esse cenário, esta dissertação foi desenvolvida com o objetivo de investigar o processo de autoavaliação de curso no âmbito do programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com foco particular no acompanhamento de discentes e egressos. A pesquisa teve como ponto de partida a seguinte questão norteadora: como o Profmat-UFJF pode conduzir suas ações voltadas à autoavaliação de curso e ao acompanhamento de discentes e egressos, atendendo às diretrizes da Avaliação Capes e visando ao desenvolvimento e aprimoramento contínuo do Programa? O caso de gestão apresentado neste trabalho buscou explorar essa questão analisando a estruturação e o desenvolvimento de um processo de autoavaliação, apoiado em uma abordagem de gestão participativa, tendo como foco o monitoramento de discentes e egressos. Para orientar essa discussão, foi considerada a hipótese de que a evolução de um programa de pósgraduação pode ser dimensionada por meio da análise da trajetória de seus discentes e egressos em um processo contínuo de autoavaliação. A abordagem metodológica adotada para o desenvolvimento desta pesquisa é de natureza qualitativa, ainda que tenham sido utilizados elementos quantitativos para descrever o caso de gestão. Como fundamentação analítica para este estudo, foram desenvolvidos três eixos teóricos: autoavaliação, gestão participativa e monitoramento de discentes e egressos, ressaltando a importância da integração dessas práticas para a condução do processo de autoavaliação. A pesquisa de campo foi realizada por meio da aplicação de questionários a discentes, egressos e docentes do Profmat-UFJF, a fim de captar suas percepções sobre o curso e sobre os eixos teóricos investigados. Diante dos achados da pesquisa, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE) apresentando propostas de ações direcionadas ao aprimoramento do processo de autoavaliação do curso, a partir da perspectiva de gestão participativa, com foco no monitoramento de seus discentes e egressos |
Abstract: | In recent years, self-assessment of postgraduate courses has become a permanent and integrated dimension of the Capes evaluation process. At the same time, in addition to giving centrality to the role of students in this process, Capes has reinforced the importance of monitoring alumni as a way of evaluating the quality of the training offered by postgraduate programs in the country. Considering this scenario, this dissertation was developed with the objective of investigating the course self-assessment process within the scope of the Professional Master's Program in Mathematics in the National Network (Profmat) of the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), with a particular focus on monitoring students and alumni. The research had as its starting point the following guiding question: how can Profmat-UFJF conduct its actions aimed at course self-assessment and monitoring of students and alumni, in order to meet the guidelines and demands of the Capes Evaluation and search for the Program continuous development and improvement? The management case presented here explores this issue by analyzing the structuring and development of a self-assessment process, supported by a participatory management approach, focusing on monitoring students and alumni. To guide this discussion, the hypothesis was considered that the evolution of a postgraduate program can be measured by analyzing the trajectory of its students and alumni in a continuous process of self-assessment. The methodological approach adopted is qualitative in nature, although quantitative elements were used to describe the management case. As an analytical basis, three theoretical axes were developed: self-assessment, participatory management, and monitoring of students and alumni, highlighting the importance of integrating these practices to conduct the self-assessment process. The field research was carried out by applying questionnaires to students, alumni, and professors of Profmat-UFJF, in order to capture their perceptions about the course and the theoretical axes investigated. Based on our findings, an Educational Action Plan (PAE) presents proposals for actions aimed at improving the course's self-assessment process, from the perspective of participatory management, with a focus on monitoring its students and alumni. |
Palavras-chave: | Pós-graduação Autoavaliação Acompanhamento de discentes e egressos Postgraduate Self-assessment Monitoring students and alumni |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18604 |
Data do documento: | 19-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons