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Tipo: Dissertação
Título: Ações de Monitoramento e avaliação na Política de Assistência Estudantil da Universidade Federal de Juiz de Fora
Autor(es): Silvano, Jussara da Silva Xavier
Primeiro Orientador: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Magrone, Eduardo
Membro da banca: Rodrigues, Theófilo Codeço Machado
Resumo: Esta dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação, promovido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo teve como objetivo analisar os desafios relacionados à avaliação e ao monitoramento da política de assistência estudantil na UFJF. A questão central que orientou a pesquisa foi: quais são os principais obstáculos à efetiva avaliação e monitoramento dessa política na Universidade Federal de Juiz de Fora? Para responder a essa questão, o objetivo geral consistiu em propor estratégias para o aprimoramento das ações de avaliação e monitoramento da assistência estudantil na UFJF. Especificamente, buscou-se: descrever o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e a política de assistência estudantil da UFJF; analisar os desafios para a implementação de mecanismos eficazes de monitoramento e avaliação; e sugerir ações para o aprimoramento desses processos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, combinando análise documental com base em regulamentos, portarias, legislações e relatórios da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil e Educação Inclusiva (PROAE) e entrevistas com servidores responsáveis pela política de assistência estudantil na UFJF, bem como com gestores de outras Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) em Minas Gerais. As entrevistas foram realizadas remotamente via Google Meet. Os resultados evidenciaram desafios como a ausência de um sistema integrado para coleta e análise de dados socioeconômicos dos estudantes, a insuficiência de recursos humanos e financeiros, dificuldades na articulação entre os campi de Juiz de Fora e Governador Valadares e a baixa sensibilização da comunidade acadêmica sobre a importância da assistência estudantil. Além disso, identificou-se a inexistência de uma avaliação consolidada dos impactos das ações implementadas, representando uma limitação significativa para o aprimoramento da política. Diante desses achados, foi elaborado um Plano de Ação Educacional (PAE), contendo propostas que visam subsidiar o desenvolvimento de estratégias para uma gestão mais eficiente e para a ampliação dos impactos positivos da política de assistência estudantil na UFJF
Abstract: This dissertation was developed within the framework of the Professional Master's Program in Education Management and Evaluation, offered by the Center for Public Policies and Education Evaluation at the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The study aimed to analyze the challenges related to the evaluation and monitoring of the student assistance policy at UFJF. The central research question guiding the study was: what are the main obstacles to the effective evaluation and monitoring of this policy at the Federal University of Juiz de Fora?To address this question, the general objective was to propose strategies to improve the evaluation and monitoring actions of student assistance at UFJF. Specifically, the study sought to: describe the National Student Assistance Program (PNAES) and UFJF’s student assistance policy; analyze the challenges in implementing effective monitoring and evaluation mechanisms; and suggest actions to enhance these processes.The research adopted a qualitative methodological approach, combining document analysis based on regulations, ordinances, legislation, and reports from the Office of Student Assistance and Inclusive Education (PROAE) with interviews conducted with staff responsible for the student assistance policy at UFJF and managers from other Federal Higher Education Institutions (IFES) in Minas Gerais. The interviews were conducted remotely via Google Meet.The results highlighted challenges such as the lack of an integrated system for collecting and analyzing students' socioeconomic data, insufficient human and financial resources, difficulties in coordinating between the Juiz de Fora and Governador Valadares campuses, and the low awareness within the academic community regarding the importance of student assistance. Additionally, the study identified the absence of a consolidated evaluation of the impacts of the implemented actions, which represents a significant limitation for improving the policy. Based on these findings, an Educational Action Plan (PAE) was developed, containing proposals to support the development of strategies for more efficient management and to enhance the positive impacts of the student assistance policy at UFJF.
Palavras-chave: Política de Assistência Estudantil
Avaliação
Monitoramento
Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES
Student Assistance Policy
Evaluation
Monitoring
National Student Assistance Program – PNAES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18603
Data do documento: 13-Mar-2025
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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