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Type: Dissertação
Title: A atuação do inspetor escolar durante o processo de implementação do Programa Jovem de Futuro: um estudo de caso na Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros
Author: Veloso, Nágla Gracielle Siqueira Pimenta
First Advisor: Santana, Claudia da Costa Guimarães
Referee Member: Souza, Elisabeth Gonçalves de
Referee Member: Pereira, Diogo Fagundes
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo analisar a atuação do Inspetor Escolar (IE) durante o processo de implementação do Programa Jovem de Futuro (PJF) na Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros (SRE). Buscamos identificar as dificuldades encontradas pelo IE no direcionamento das ações por ele executadas no PJF. Ao final, foram propostas ações que possibilitem aos IEs da SRE de Montes Claros o saneamento das dificuldades encontradas. A pesquisa foi fundamentada em autores que são referências na área de Políticas Públicas, tais como Condé (2012), Mainardes (2006), Balduino (2020), Carvalho (2012), Freitas (2003), dentre outros que contribuíram com as reflexões propostas. Ainda ancorado neles, foi discutido o processo de desenvolvimento e implementação destas políticas no Brasil e em quais contextos elas se estabelecem. Discorremos sobre as políticas que são advindas do terceiro setor, abordando como o Programa Jovem de Futuro se relaciona com esses conceitos. Após a etapa de estudo bibliográfico, foi realizada uma coleta de dados na pesquisa de campo, feita através de uma entrevista com nove inspetores escolares que atuam em escolas onde o Programa Jovem de Futuro foi implementado e com dois gestores escolares que participaram da implementação do PJF. Posteriormente, após a análise das informações levantadas nas entrevistas, foi aplicado um questionário aos demais inspetores que atuam na SRE de Montes Claros com o objetivo de confirmar os apontamentos levantados nas entrevistas. A análise dos dados foi feita considerando os apontamentos das entrevistas e as respostas com maior número de respondentes do questionário, o que permitiu verificar quais as questões eram vivenciadas por todos os participantes da pesquisa. Na pesquisa ficou evidenciado que os IEs que atuam na SRE/Montes claros vivenciam uma sobrecarga de trabalho no exercício de sua função, sendo que as ações do PJF agregam nesta sobrecarga, no entanto os IEs enxergam o programa como ações positivas que ajudam a sistematização das práticas das escolas. A pesquisa forneceu subsídios para a construção do Plano de Ação Educacional (PAE), que detalha as propostas de ações voltadas para sanear as dificuldades identificadas, sendo as principais delas de aperfeiçoamento da equipe, de integração do trabalho com os analistas pedagógicos da SRE e de disseminação das propostas do PJF.
Abstract: The present work aims to analyze the performance of the School Inspector - IE during the implementation process of the Jovem de Futuro Program (PJF) at the Regional Education Superintendency of Montes Claros (SRE). We sought to identify the difficulties encountered by the IE in directing the actions carried out by it in the PJF. In the end, actions will be proposed that enable the Montes Claros SRE IEs to resolve the difficulties encountered. The research will be based on the theoretical framework of authors who are references in the areas of public policies, such as Condé (2012), Mainardes (2006), Balduino (2020), Carvalho (2012), Freitas (2003), among others who contributed to the proposed reflections. Still anchored in them, the process of development and implementation of these policies in Brazil and in which contexts these policies are established will be discussed. We will discuss the policies that come from the third sector, addressing how the Jovem de Futuro Program relates to these concepts. After the bibliographical study stage, data collection was carried out in field research, carried out through an interview with nine school inspectors who work in schools where the Jovem de Futuro Program was implemented and with two school managers who participated in the implementation of the PJF. Subsequently, after analyzing the information collected in the interviews, a questionnaire was administered to the other inspectors who work at the Montes Claros SRE with the aim of confirming the notes raised in the interviews. Data analysis was carried out considering the interview notes and responses from the largest number of questionnaire respondents, which made it possible to verify which issues were experienced by all research participants. In the research it was evident that the IEs who work at SRE/Montes Claros experience a work overload in the exercise of their function, and the PJFs actions add to this overload, however the IEs see the program as positive actions that help to systematize the school practices. The research provided subsidies for the construction of the Educational Action Plan (PAE), which details the proposals for actions aimed at resolving the identified difficulties, the main ones being team improvement, integration of work with SRE pedagogical analysts and dissemination of the PJF proposals.
Keywords: Programa jovem de futuro
Inspeção escolar
Gestão escolar
Jovem de futuro program
School inspection
School management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18590
Issue Date: 18-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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