https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18584
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gustavoluzcoutinho.pdf | PDF/A | 3.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Mudança de blend e eficiência energética no uso de diesel b: avaliando os impactos econômicos e de descarbonização no Brasil |
Author: | Coutinho, Gustavo Luz |
First Advisor: | Batarelli Junior, Admir Antônio |
Co-Advisor: | Silveira, Douglas Sad |
Referee Member: | Proque, Andressa Lemes |
Referee Member: | Domingues, Edson Paulo |
Referee Member: | Valério, Victor Eduardo de Mello |
Resumo: | Esta dissertação examina os impactos do aumento da política de blend do biodiesel presente no diesel B comercializado nos postos com base nas métricas estabelecidas pelo Programa Nacional de Produção do Biodiesel (PNPB), entre 2015 a 2024, e o Programa Combustível do Futuro (PCF) no período de 2025 a 2030. A análise realizada avalia os cenários de aumento da mistura de biodiesel, o aumento do blend considerando o aumento do consumo necessário para manter os níveis energéticos caso a mistura permaneça a mesma praticada em 2015, e a melhoria de 5% na eficiência do diesel B até 2040, sem incremento na mistura. Foi de particular interesse avaliar os impactos ambientais e setoriais da política. Para este propósito, utilizou-se um Modelo de Equilíbrio Geral Computável (EGC), mais especificadamente o BIM-RD (Brazilian Intersectoral Model with Recursive Dynamic), possuindo dinâmica recursiva para avaliar a economia nacional. Identificou-se que a política de blend é responsável por 75% das emissões evitadas e 25% pela melhoria na eficiência energética, único cenário com redução no consumo de diesel B, sendo que todas as políticas apresentaram crescimento do PIB. Os resultados apontaram que a melhoria de eficiência possui característica redistributiva de renda, enquanto a política de blend concentra seus impactos positivos nas famílias de maior renda. Conclui-se que, tanto economicamente como ambientalmente, as políticas de blend podem surtir efeitos positivos no aumento da atividade econômica nacional atrelada a redução das emissões futuras. |
Abstract: | This dissertation examines the effects of increasing the biodiesel blending policy in diesel B sold at gas stations, based on the metrics established by the National Biodiesel Production Program (PNPB) from 2015 to 2024 and the Future Fuel Program (PCF) from 2025 to 2030. The analysis focuses on the impact of increased biodiesel blending, the impact of higher fuel consumption due to energy loss from greater biodiesel contente and the effects of a 5% improvement in diesel B efficiency by 2040, without any increase in blending. A key objective is to assess the environmental and sectoral outcomes of the policy. To achieve this, the study applies a Computable General Equilibrium (CGE) model, specifically the BIM-RD (Brazilian Intersectoral Model with Recursive Dynamic), which incorporates recursive dynamics and a fiscal module to examine the national economy. The findings show that the blending policy contributes to 75% of avoided emissions, while 25% results from improved energy efficiency— the only scenario where diesel B consumption declines. All policy scenarios indicate GDP growth. The results also suggest that efficiency gains lead to income redistribution, whereas the blending policy primarily benefits higher-income households. Both economically and environmentally, blending policies play a role in expanding national economic activity while contributing to emissions reduction over time. |
Keywords: | Blend Biocombustíveis Biodiesel Equilíbrio geral computável Programa combustível do futuro Biofuels Biodiesel Computable general equilibrium Future fuel program |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Economia |
Program: | Programa de Pós-graduação em Economia |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18584 |
Issue Date: | 18-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Economia Aplicada - CMEA (Dissertações) |
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