https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18579
File | Description | Size | Format | |
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pedrohenriquedasilveirapenaribeiro.pdf | PDF/A | 1.91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Os desafios da implementação do ensino médio em tempo integral: um olhar sobre a Escola Estadual Renato Azeredo no distrito de Adão Colares, Botumirim/MG |
Author: | Ribeiro, Pedro Henrique da Silveira Pena |
First Advisor: | Almeida, Thiago Gomes de |
Referee Member: | Dusi, Cristina Sayuri Cortes Ouchi |
Referee Member: | Mattos, Ana Carolina Guedes |
Resumo: | A presente dissertação aqui apresentada foi realizada como parte do programa de mestrado profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) oferecido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado analisou as dificuldades de implementação da política pública de escola em tempo integral no Ensino Médio na Escola Estadual Renato Azeredo, no município de Botumirim, norte de Minas Gerais. O referido processo foi iniciado na escola em 2023, com estudantes do 1º ano do Ensino Médio, com previsão de ampliação gradual aos demais anos escolares. A execução da política pública, porém, tem enfrentado desafios na escola. À vista disso foi definido o seguinte questionamento: quais ações a equipe gestora da Escola Estadual Renato Azeredo pode desenvolver para apoiar os professores no desenvolvimento das atividades do Ensino Médio em Tempo Integral? A partir disso, o objetivo geral definido para este estudo é descrever os problemas enfrentados na implementação da Educação em Tempo Integral na Escola Estadual Renato Azeredo, no contexto do novo ensino médio. Apesar da intenção do governo de Minas em expandir rapidamente as políticas públicas de educação em tempo integral para cumprir as metas do Plano Nacional de Educação, a presente argumentação sugere que muitos dos desafios enfrentados pela escola resultam da rápida implementação e da falta de apoio adequado durante esse processo. Para a análise teórica da situação apresentada, foram utilizados autores como Gadotti (2009), Moll (2012), Cavaliere (2010-2014), Arroyo (2003-2012). A metodologia adotada se fundamentou em um estudo de caso com uma abordagem qualitativa, visando analisar as situações envolvidas na implementação da referida política. Nesse sentido, foram realizadas entrevistas com professores das atividades integradoras e itinerários formativos, e os dados obtidos foram utilizados como base para o desenvolvimento de estratégias destinadas a mitigar os desafios enfrentados pela escola no processo de implementação da política de tempo integral, na capacitação de professores e na reorganização estrutural da instituição escolar. Já os dados adquiridos na pesquisa de campo evidenciam que a educação integral é vista como um modelo positivo, mas há desafios como adaptação para estudantes e formação inicial insuficiente dos para lidar com as demandas do EMTI, sendo mencionada a necessidade de formação continuada e apoio institucional mais consistente. Diante desse cenário, foram elaboradas estratégias que abordam a implementação da política, a formação dos docentes e a reorganização dos tempos escolares. |
Abstract: | The present dissertation was written as part of the Professional Master’s program in Management and Public Education Evaluation (PPGP) offered by Centro de Politicas Publicas e Avaliacao da Educacao of Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case analyzed the difficulties of implementing public policies in full-time schedule for Secondary school of Escola Estadual Renato Azeredo, in Botumirim, north of Minas Gerais state. At the school, the process began in 2023, with first-year high school students, and it was intended to gradually expand to the remaining scholar years. The public policy execution has been facing challenges at schools. Therefore, the following inquiry has been defined: what actions does the managing team of Escola Estadual Renato Azeredo can take to support the professors in order to develop activities in full-time High School? Based on this, the general objective for this study is to describe the implementation of fulltime education at Escola Estadual Renato Azeredo, in the context of the new high school. Despite the Minas Gerais government’s intention of rapidly expanding the educational public policies in a full-time basis in order to fulfill the goals of the Plano Nacional de Educacao, the present discussion suggests that many of the challenges faced by school are a result of the fast implementation and the lack of adequate support during the process. For the theoretical analysis of the presented situation, authors such as Gadotti (2009), Moll (2012), Cavaliere (2010-2014), Arroyo (2003- 2012) were used. The methodology adopted was based on a qualitative approach, aiming at the analysis of the situations related with the implementation of the previously mentioned policy. In this regard, interviews were conducted with professors responsible for the integrative activities and formative itineraries, and the obtained data were used as foundation for the development of strategies in order to mitigate the challenges faced by the school in the process of implementation of the full-time policy, in the teacher training and in the structural reorganization of the educational institution. The data collected from field study indicate that full-time education is positively viewed as a model, but there are still challenges such as student adaption and the insufficient initial training of the professors to deal with EMTI demands, being mentioned the need of continuing education and a more consistent institutional support. In light of this scenario, strategies were developed to address policy implementation, teacher training, and the reorganization of school schedules |
Keywords: | Educação em tempo integral Formação continuada de professores Minas Gerais Full-time education Continuing education for professors |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18579 |
Issue Date: | 10-Mar- 202 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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