https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18573
Type: | Dissertação |
Title: | Tensões e desafios da participação estudantil na gestão democrática escolar: um estudo de caso em uma escola da rede estadual mineira |
Author: | Teixeira, Vanusa de Matos Vieira |
First Advisor: | Dutra, Rogeria Campos de Almeida |
Referee Member: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Referee Member: | Carvalho , Debora Cristina Alexandre Bastos e Monteiro de |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pósgraduação Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a participação das juventudes na Escola Estadual Aurora do Conhecimento (EEAC), nome fictício atribuído à escola pesquisada. A questão que resume esta pesquisa é: como a equipe gestora da EEAC pode atuar para promover a participação dos estudantes no ambiente escolar? O objetivo geral deste trabalho foi analisar se e como a participação das juventudes ocorre no ambiente escolar pesquisado. Os objetivos específicos foram os seguintes: descrever quais são e como funcionam os espaços de participação, analisar como os estudantes atuam nesses espaços e propor ações para a institucionalização dos espaços de participação e para a formação das juventudes de forma a promover a participação juvenil. Para cumprir com os objetivos propostos, a pesquisa se baseou em uma abordagem qualitativa, por meio de observações, com diário de campo; rodas de conversa com líderes de turma, com estudantes do 9º ano integral com professores; entrevista com especialista em educação básica e revisão bibliográfica sobre gestão democrática e a participação dos estudantes no ambiente escolar. O referencial teórico que subsidiou a pesquisa foi Dayrell (2003; 2010) Dayrell e Jesus (2016) Martins e Dayrell (2022), com os conceitos de sujeito social, juventudes e a escola como espaço de disputas, processos de exclusão escolar; Ferretti, Zibas e Tartuce (2004), Silva (2022), Souza (2008), Costa (2011), com a adoção da expressão “protagonismo juvenil” e a consequente responsabilização do jovem; Araújo (2009), Costa (2000) e Machado e Goulart (2019), com a gestão democrática e os espaços de participação dos estudantes. A partir da análise dos dados coletados, foi possível identificar que, embora existam mecanismos e legislações que incentivam a participação juvenil, a efetividade desses espaços ainda é limitada. A pesquisa aponta que a disciplina e a falta de estímulo à participação dos jovens restringem a autonomia dos estudantes. Em resposta a essas limitações, foi proposto um Plano de Ação Educacional para fortalecer os espaços de participação juvenil. |
Abstract: | This paper, developed for the Professional Postgraduate Program in Education Management and Assessment (PPGP) at the Federal University of Juiz de Fora (UFJF), discusses the participation of young students in democratic school management. The students who agreed to participate in the work study at Escola Estadual Aurora do conhecimento (EEAC), a fictitious name attributed to the institution where the research took place. The driving question that summarizes this work was: How can the EEAC management team act to promote student participation in the school environment? The specific objectives of the research were the following: describe what participation spaces are and how they work, analyze how students act in these spaces and propose actions to promote students’ actionº To achieve these objectives, a qualitative approach was adopted, through observations and notes in a diary. Conversations were organized with class leaders, full-time 9th year students, teachers and a specialist in basic educationº Finally, a literature review on democratic management and the effective inclusion of student participation in the school environment was carried out. The theoretical framework that supported this study was Dayrell (2003; 2010) Dayrell and Jesus (2016) Martins and Dayrell (2022), mainly in relation to the concepts of social subject, youth and school as a space for disputes, without ignoring the process of school exclusionº Works by Ferretti, Zibas and Tartuce (2004), Silva (2022), Souza (2008) and Costa (2011) contributed to the adoption of the expression “youth protagonism” and the consequent accountability of young people. Araújo (2009), Costa (2000) and Machado and Goulart (2019) guided the paths to knowledge about democratic management and spaces for student participationº From the analysis of the data collected, it was possible to identify that, although there are mechanisms and legislation that encourage youth participation, the effectiveness of this participation is still limited. The research showed that lack of encouragement for young people to participate restrict students’ autonomy. In response to these limitations, an Educational Action Plan (PAE) was proposed to strengthen the students’ participation |
Keywords: | Gestão democrática Juventudes Participação Rede de educação mineira Democratic management Youths Participation Minas Gerais education network |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18573 |
Issue Date: | 19-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License