Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18562
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fatiannydealmeidaferraz.pdf214.89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Do PIBID à prática: experiências, aprendizados e reflexões na educação de jovens e adultos
Autor(es): Ferraz, Fatianny de Almeida
Primeiro Orientador: Santiago, Mylene Cristina
Membro da banca: Lopes, Jader Janer Moreira
Resumo: O trabalho “DO PIBID À PRÁTICA: EXPERIÊNCIAS, APRENDIZADOS E REFLEXÕES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS" investiga as experiências de estudantes da educação de jovens e adultos (EJA), com ênfase nas histórias de superação e nos desafios enfrentados por esses indivíduos. A pesquisa se baseia na participação no programa institucional de bolsa de iniciação à docência (PIBID), no subprojeto de pedagogia EJA da Universidade Federal de Juiz De Fora (UFJF), e reflete sobre os impactos da educação na vida de adultos marginalizados. A pesquisa se concentra nas trajetórias de vida e examina como a EJA representa uma oportunidade de transformação tanto social quanto pessoal. A autora se inspira nos princípios pedagógicos de Paulo Freire, que vê a educação como uma prática de emancipação e conscientização. O trabalho busca compreender a educação não apenas como a transmissão de conhecimento, mas como um processo que promove liberdade e reflexão crítica.
Abstract: -
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
PIBID
Paulo Freire
Pedagogia
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18562
Data do documento: 24-Fev-2025
Aparece nas coleções:Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons