https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
milenamarianevesdias.pdf | 7.17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa: o que dizem as pesquisas? |
Autor(es): | Dias, Milena Maria Neves |
Orientador: | Carneiro, Reginaldo Fernando |
Miembros Examinadores: | Magalhâes, Luciane Manera |
Resumo: | A insubordinação criativa é um conceito que tem sido discutido em Educação Matemática e também na formação de professores que ensinam matemática. Assim, como questão de pesquisa tem-se: como a insubordinação criativa tem sido utilizada na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais? E como objetivos: identificar como a insubordinação criativa tem sido utilizada nas pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, fizemos um levantamento de trabalhos presentes nos livros da coleção "Insubordinação Criativa" da editora Mercado das letras que é organizada pelas professoras Celi Espasandin Lopes e Regina Célia Grando e encontramos 12 capítulo que tratam da temática da formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa. A análise dos dados evidenciou que esse textos tratavam de diferentes temáticas e a importância da insubordinação criativamente na formação inicial de professores podem possibilitar uma prática pedagógica de qualidade. O compartilhamento de experiências como exercício formativo e a necessidade da reflexão sobre sua própria atuação e relação com as necessidades dos aprendizes. Esse resultados contribuem para que profissionais da educação compreendam como essas ações podem ser apresentadas e reconhecidas na carreira profissional de educadores. |
Resumen : | - |
Palabras clave : | Insubordinação criativa Formação de professores Matemática Anos iniciais. |
CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543 |
Fecha de publicación : | 14-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Pedagogia presencial - TCC Graduação |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons