Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
milenamarianevesdias.pdf7.17 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa: o que dizem as pesquisas?
Autor(es): Dias, Milena Maria Neves
Orientador: Carneiro, Reginaldo Fernando
Miembros Examinadores: Magalhâes, Luciane Manera
Resumo: A insubordinação criativa é um conceito que tem sido discutido em Educação Matemática e também na formação de professores que ensinam matemática. Assim, como questão de pesquisa tem-se: como a insubordinação criativa tem sido utilizada na formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais? E como objetivos: identificar como a insubordinação criativa tem sido utilizada nas pesquisas sobre formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Para tanto, fizemos um levantamento de trabalhos presentes nos livros da coleção "Insubordinação Criativa" da editora Mercado das letras que é organizada pelas professoras Celi Espasandin Lopes e Regina Célia Grando e encontramos 12 capítulo que tratam da temática da formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais e insubordinação criativa. A análise dos dados evidenciou que esse textos tratavam de diferentes temáticas e a importância da insubordinação criativamente na formação inicial de professores podem possibilitar uma prática pedagógica de qualidade. O compartilhamento de experiências como exercício formativo e a necessidade da reflexão sobre sua própria atuação e relação com as necessidades dos aprendizes. Esse resultados contribuem para que profissionais da educação compreendam como essas ações podem ser apresentadas e reconhecidas na carreira profissional de educadores.
Resumen : -
Palabras clave : Insubordinação criativa
Formação de professores
Matemática
Anos iniciais.
CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18543
Fecha de publicación : 14-mar-2025
Aparece en las colecciones: Pedagogia presencial - TCC Graduação



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons