https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18513
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
thaisaparecidapacheco.pdf | PDF/A | 1.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A participação da família como prática de uma gestão democrática |
Author: | Pacheco, Thais Aparecida |
First Advisor: | Franco, Denise Vieira |
Referee Member: | Magrone, Eduardo |
Referee Member: | Silva, Josiane |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão analisou a participação das famílias na vida escolar dos alunos e nas decisões da Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo como prática de uma gestão democrática. Neste sentido, questionou-se: como a gestão pode promover a participação efetiva da família na vida escolar dos alunos e nas decisões da Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo como prática de uma gestão democrática? O presente caso de gestão buscou, como objetivo geral, identificar e analisar os desafios que dificultam a participação efetiva das famílias na vida escolar e propor estratégias para sua superação, fortalecendo a gestão democrática, e, como objetivos específicos: descrever como ocorre a participação da comunidade na Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo; analisar quais são os entraves para uma efetiva participação das famílias na escola em estudo e propor, por meio de um Plano de Intervenção, ações com o intuito de promover a participação efetiva da família na vida escolar dos estudantes e nas decisões da escola. Utilizou-se, como referencial teórico, Castro e Regattieri (2010), Picanço (2012), Crepaldi (2017), Lück (2000; 2009), Paro (2005) e Perez (2019). A metodologia utilizada neste estudo foi a abordagem qualitativa – por meio do estudo bibliográfico, da análise documental e da aplicação de entrevistas semiestruturadas com diferentes sujeitos que compõem o espaço escolar, como a equipe gestora, os professores e a família. Nas análises, buscou-se verificar a percepção de cada membro da comunidade escolar sobre a instituição de ensino, a fim de entender como a gestão escolar tem fundamentado ou não as relações entre a escola e a família. Os resultados revelam a necessidade da escola aperfeiçoar seus processos, promovendo iniciativas que incentivem a participação dos pais de maneira que eles se percebam como membros ativos na vida escolar de seus filhos e nas decisões da escola. O Plano de Ação Educacional proposto na dissertação apresenta algumas ações voltadas para o fortalecimento da relação das famílias com a escola, com foco na participação na vida escolar dos alunos e nas decisões da escola como prática de uma gestão democrática. |
Abstract: | This dissertation was developed within the scope of the Professional Master's Program in Management and Evaluation of Education at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The management case analyzed the participation of families in students' school lives and decision-making at Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo as a practice of democratic management. In this regard, the central question was: how can school management promote the effective participation of families in students' school lives and in decision-making at Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo as a practice of democratic management? The general objective of this study was to identify and analyze the challenges that hinder the effective participation of families in school life and propose strategies to overcome them, strengthening democratic management. The specific objectives were: to describe how community participation occurs at Escola Municipal Doutor Heitor Peixoto Toledo; to analyze the barriers to effective family participation in the studied school; and to propose, through an Intervention Plan, actions aimed at promoting the effective engagement of families in students' school lives and in school decision-making. The theoretical framework was based on Castro and Regattieri (2010), Picanço (2012), Crepaldi (2017), Lück (2000; 2009), Paro (2005), and Perez (2019). The methodology adopted a qualitative approach, employing bibliographic research, document analysis, and semi-structured interviews with different school community members, including the management team, teachers, and families. The analysis sought to assess each stakeholder’s perception of the school institution to understand how school management has—or has not—structured the relationship between school and family. The results reveal the need for the school to improve its processes by promoting initiatives that encourage parental participation, ensuring that they perceive themselves as active members in their children's school lives and in school decision-making. The Educational Action Plan proposed in this dissertation presents actions aimed at strengthening family-school relationships, focusing on increasing participation in students’ school lives and in school decisionmaking as a practice of democratic management. |
Keywords: | Participação da família Gestão democrática Tomadas de decisões Family participation Democratic management Decision-making |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18513 |
Issue Date: | 31-Jan-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License