Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18495
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
raphaelferreirabortolassi.pdf1.51 MBAdobe PDFView/Open
raphaelferreirabortolassi - produtoeducacional.pdf10.36 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Chang Kuo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1862842899466487pt_BR
dc.contributor.referee1Pimenta, Adelino Cândido-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7917516642709787pt_BR
dc.contributor.referee2Escher, Marco Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7035076667302820pt_BR
dc.creatorBortolassi, Raphael Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-04-29T12:31:08Z-
dc.date.available2025-04-29-
dc.date.available2025-04-29T12:31:08Z-
dc.date.issued2024-11-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18495-
dc.description.abstractThe aim of this research is to use a digital platform to evaluate its effectiveness from the praxeological point of view of the content of powers for students in the final years of elementary school in a public school, through activities made available on this platform. The research adopts a qualitative approach and uses the assumptions of Didactic Engineering as the research methodology, following the phases that make it up. The Theoretical Framework is based on the Anthropological Theory of the Didactic and made it possible to consolidate the analysis of the activities carried out by the students, based on a sequence of posts about the content of powers through the digital platform. After obtaining and analyzing the data, it was possible to verify the aspects that contributed to the implementation of this platform and thus validate the hypothesis that a sequence of posts about the content of powers, through the digital platform, can favor interaction between the elements of the didactic triangle (the student, the teacher and knowledge). The Educational Product proposed for this study consists of creating a profile called SABEM on a social network aimed at final-year elementary school students.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo utilizar uma a plataforma digital para avaliar sua eficácia, sob o ponto de vista praxeológico do conteúdo de potências para/com alunos(as) dos anos finais do Ensino Fundamental em uma escola pública, por meio de atividades disponibilizadas nesta plataforma. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e utiliza os pressupostos da Engenharia Didática como metodologia da pesquisa, seguindo as fases que a compõem. O Quadro Teórico está subsidiado na Teoria Antropológica do Didático e permitiu consolidar a análise das atividades realizadas pelos estudantes, a partir de uma sequência de postagens a respeito do conteúdo de potências por meio da plataforma digital. Após a obtenção e a análise dos dados, foi possível verificar os aspectos que contribuíram para a implementação dessa plataforma e, assim, validar a hipótese de que uma sequência de postagens a respeito do conteúdo de potências, por meio da plataforma digital, pode favorecer a interação entre os elementos do triângulo didático (o/a aluno/a, o/a professor/a e o saber). O Produto Educacional proposto para este estudo consiste na elaboração de um perfil denominado SABEM em uma rede social destinada a alunos do Ensino Fundamental anos finais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação tecnológicapt_BR
dc.subjectEngenharia didáticapt_BR
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.subjectModelo praxeológicopt_BR
dc.subjectMathematical educationpt_BR
dc.subjectTechnological educationpt_BR
dc.subjectDidactic engineeringpt_BR
dc.subjectAnthropological theory of didacticspt_BR
dc.subjectPraxeological modelpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleUm estudo praxeológico sobre potenciação no ensino fundamental (anos finais) em uma plataforma digitalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons