Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18494
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
marcellafernandesdesouza.pdfPDF/A3.72 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: “Juventude que ousa lutar constrói poder popular”: argumentação e multimodalidade em debates do Levante Popular da Juventude
Author: Souza, Marcella Fernandes de
First Advisor: Silva, Marta Cristina da
Referee Member: Vieira, Amitza Torres
Referee Member: Silva, Kleber Aparecido da
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como a argumentação é construída – a partir da integração de múltiplos modos – pelos participantes do Levante Popular da Juventude nas interações observadas do movimento na cidade de Juiz de Fora. O Levante Popular da Juventude é um movimento social nacional de juventude que luta pela construção de um projeto popular para o Brasil, oferecendo alternativas contra-hegemônicas frente ao sistema colonial e capitalista. Nesta dissertação, tenho como objetivos mais específicos: a) descrever o funcionamento dos debates desenvolvidos no contexto desse movimento social de juventude; b) examinar o papel desempenhado por operadores argumentativos e modalizadores discursivos na formação do convencimento dos participantes; c) analisar como a articulação de múltiplos modos contribui para a construção conjunta de tomadas de posição e do convencimento dos militantes. Tendo em vista que me encontro enquanto pesquisadora e participante do grupo pesquisado, recorro à abordagem qualitativa interpretativista de cunho (auto)etnográfico (ANDRÉ, 2013; MOITA LOPES, 1994; PAIVA, 2019; VERSIANI, 2002). Além disso, para a análise dos dados, recorro a ferramentas dos estudos de Gêneros Discursivos (BAKHTIN & VOLÓCHINOV [1929] 1997; [1929] 2016; BRAIT, 2005; 2006), da Semiótica Social (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001; 2010) e da Argumentação (PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA, 2005; KOCH, [1993] 2021). A partir das reflexões realizadas no decorrer da pesquisa, foi possível perceber que os debates analisados não seguem, prototipicamente, o formato de um debate regrado. A esfera discursiva na qual os participantes estão inseridos tende a condicioná-los a remodelar o gênero de forma mais dinâmica e fluida, a fim de cumprir com o objetivo de formação política e convencimento de participantes jovens. Além disso, verificou-se que os operadores argumentativos e modalizadores discursivos desempenham um papel essencial na construção das opiniões, ora conferindo maior impositividade, ao reforçar a certeza do posicionamento, ora tornando-os mais sugestivos e brandos, ao abrir espaço para interpretações ou adesões mais flexíveis por parte dos interlocutores. Por fim, foi observado que os participantes lançam mão de múltiplos modos para a elaboração da argumentação no que diz respeito à construção do convencimento dos interlocutores e de tomadas de posição, com ênfase na entonação e em elementos cinésicos.
Abstract: This research seeks to investigate how argumentation is constructed – through the integration of multiple modes – by participants of the Levante Popular da Juventude (Popular Youth Uprising) in the observed interactions of the movement in the city of Juiz de Fora. The Levante Popular da Juventude is a national youth social movement that strives for the construction of a popular project for Brazil, offering counter-hegemonic alternatives to the colonial and capitalist system. In this dissertation, I have the following specific objectives: a) to describe the dynamics of the debates developed within the context of this youth social movement; b) to examine the role played by argumentative operators and discursive modalizers in shaping participants' persuasion; c) to analyze how the articulation of multiple modes, focusing on intonation and kinesic elements, contributes to the joint construction of stances and the feeling of belonging of militants to the movement. Considering my dual role as researcher and participant of the group studied, I adopt a qualitative, interpretivist (auto)ethnographic approach (ANDRÉ, 2013; MOITA LOPES, 1994; PAIVA, 2019; VERSIANI, 2002), employing methods such as participant observation and audiovisual data generation. Furthermore, for data analysis, I draw on tools from the studies of Discourse Genres (BAKHTIN & VOLÓCHINOV [1929] 1997; [1929] 2016; BRAIT, 2005; 2006), Social Semiotics (KRESS & VAN LEEUWEN, 2001; 2010), and Argumentation (PERELMAN & OLBRECHTS-TYTECA, 2005; KOCH, [1993] 2021). Based on the reflections carried out during the research, it was observed that the analyzed debates do not prototypically follow the format of a structured debate. The discursive sphere in which the participants are situated tends to condition them to remodel the genre in a more dynamic and fluid way, in order to achieve the goal of political education and the persuasion of young participants. Furthermore, it was found that argumentative operators and discursive modalizers play an essential role in shaping opinions, sometimes making the argument more imposing by reinforcing the certainty of the stance, and sometimes making it more suggestive, thereby opening space for interpretations or more flexible adherence by the interlocutors. Finally, it was observed that the participants make use of multiple modes in constructing their arguments, particularly regarding the persuasion of interlocutors and the articulation of stances, with an emphasis on intonation and kinesic elements.
Keywords: Gêneros discursivos
Argumentação
Multimodalidade
Movimento social
Levante popular da juventude
Discourse genres
Argumentation
Multimodality
Social movement
Levante popular da juventude
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Letras
Program: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18494
Issue Date: 5-Feb-2025
Appears in Collections:Mestrado em Linguística (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons