Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
luccajeveauxoliveirabonatto.pdfPDF/A1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
luccajeveauxoliveirabonatto-produtoeducacional.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: A noção de escassez no ensino de educação financeira escolar
Autor(es): Bonatto, Lucca Jeveaux Oliveira
Primeiro Orientador: Silva, Amarildo Melchiades da
Membro da banca: Chaves, Rodolfo
Membro da banca: Oliveira, Rosana de
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar a produção de um conjunto de tarefas sobre a noção de escassez, fundamentadas teoricamente, para o ensino da Educação Financeira no Ensino Médio. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem qualitativa de investigação e toma como pressuposto teórico o Modelo dos Campos Semânticos e uma concepção de Educação Financeira Escolar. A aplicação da pesquisa e do produto foi realizada a partir de uma pesquisa de campo em uma sala de aula do Instituto Federal do Espírito Santo, em que os participantes são estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. O produto educacional resultante da pesquisa foi constituído por uma sequência didática para uso em sala de aula do ensino médio.
Abstract: This research aims to investigate the production of a set of theoretically grounded tasks on the notion of scarcity for teaching Financial Education in High School. The research is characterized as a qualitative research approach and takes as its theoretical premise the Semantic Fields Model and a conception of School Financial Education. The application of the research and the product was carried out based on a field study in a classroom at the Instituto Federal do Espírito Santo, where the participants are third-year high school students. The educational product resulting from the research was constituted by a didactic sequence for use in high school classrooms.
Palavras-chave: Educação matemática
Educação financeira escolar
Noção de escassez
Modelo dos campos semânticos
Produção de significados
Mathematics education
School financial education
Notion of scarcity
Model of semantic fields
Production of meanings
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18485
Data do documento: 27-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons