Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18484
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
laianecamoesdasilvavelloso.pdfPDF/A3.69 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
laianecamoesdasilvavelloso-produtoeducacional.pdf7.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Pensamento algébrico e aritmético: interlocuções nos anos iniciais
Autor(es): Velloso, Laiane Camões da Silva
Primeiro Orientador: Oliveira, Rosana de
Membro da banca: Barbora, Andreia Carvalho Maciel
Membro da banca: Silva, Amarildo Melchiades da
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo apresentar um conjunto de tarefas voltadas à investigação dos significados atribuídos por licenciandos em Pedagogia acerca de Álgebra e Pensamento Algébrico nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como suas interlocuções com a Aritmética e o Pensamento Aritmético. Fundamentando-se no Modelo dos Campos Semânticos (LINS, 1994), que compreende o conhecimento como uma produção de significados matemáticos e não matemáticos justificados pelo sujeito, o trabalho explora a singularidade do processo de construção do conhecimento. A pesquisa inclui uma revisão teórica sobre Álgebra e Pensamento Algébrico, um projeto piloto realizado com licenciandos, uma análise crítica ao documento curricular nacional e uma avaliação preliminar, baseada no MCS, das tarefas aplicadas. O produto que apresenta um conjunto de tarefas que articula diferentes dimensões do Pensamento Algébrico e Aritmético, visando contribuir para práticas pedagógicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: This This dissertation aims to present a set of tasks aimed at investigating the meanings attributed by undergraduate students in Pedagogy regarding Algebra and Algebraic Thinking in the early years of Elementary School, as well as their interlocutions with Arithmetic and Arithmetic Thinking. Based on the Semantic Fields Model (LINS, 1994), which understands knowledge as a production of mathematical and non-mathematical meanings justified by the subject, the work explores the singularity of the knowledge construction process. The research includes a theoretical review on Algebra and Algebraic Thinking, a pilot project carried out with undergraduate students, a critical analysis of the national curriculum document and a preliminary evaluation, based on the MCS, of the applied tasks. The product presents a set of tasks that articulates different dimensions of Algebraic and Arithmetic Thinking, aiming to contribute to pedagogical practices in the early years of Elementary School.
Palavras-chave: Educação matemática
Pensamento algébrico
Formação de professores
Produção de significados
Mathematics education
Algebraic thinking
Teacher training
Meaning production
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18484
Data do documento: 27-Set-2024
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons