https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18452
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tipo: | Dissertação |
Título: | Os recursos didáticos e pedagógicos utilizados nos processos de ensino e aprendizagem nos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Estadual “Gente Nossa” em Minas Gerais |
Autor(es): | Silva, Claudemir Henrique |
Primeiro Orientador: | Teixeira, Beatriz de Basto |
Membro da banca: | Franco, Denise Vieira |
Membro da banca: | Leal, Elimar Ponzzo Dutra |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido no Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. O caso de gestão buscou compreender como os professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental têm utilizado os recursos didáticos e pedagógicos nos processos de ensino e aprendizagem na E. E. “Gente Nossa”. Para isso, definiu-se como questão de pesquisa: como os professores têm utilizado os recursos didáticos e pedagógicos na E. E. “Gente Nossa”? A partir de tal questionamento, o objetivo geral deste trabalho foi compreender o uso dos recursos didáticos e pedagógicos utilizados nos processos de ensino e aprendizagem nos Anos Finais do Ensino Fundamental e propor novas estratégias para a escola no intuito de levar os professores a refletir sobre as práticas desenvolvidas por eles. Como objetivos específicos, buscou-se descrever as estratégias metodológicas de ensino e aprendizagem utilizadas pelos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental dessa escola; identificar e compreender como os professores e as Especialistas da Educação Básica (EEBs) planejam os processos de ensino e aprendizagem: situação, condições, frequência, instrumentos escolhidos, implementação, monitoramento e avaliação e, por fim, discutir novas estratégias para o planejamento pedagógico a serem implementadas e coordenadas pela gestão pedagógica e escolar. A metodologia qualitativa adotada utiliza, em um primeiro momento, como instrumentos de produção de dados, levantamentos documentais na escola e entrevistas semiestruturadas com a diretora e as EEBs. Essa etapa da pesquisa foi balizada teoricamente por: Lück (2009), Libâneo (1996), Pilleti (2000), Pais (2000), Sacristán (2000), Eiterer (2020), Manfredi (1993), Libâneo; Alves (2012), Roldão e Almeida (2018), Barroso (1996), Furtado (2015), Silva Jr. (2015), Vasconcelos (2009), Veiga (2002), Huberman (1989) e Bittencourt (1997). Em um segundo momento, foram aplicados um questionário junto aos professores e uma entrevista com a vice-diretora. Constatou-se, na instituição pesquisada, a predominância do uso do livro didático e da sala de aula, como estratégias didáticas e pedagógicas, refletindo a ausência de diversificação de recursos e espaços escolares e a incompreensão por parte da equipe gestora em realizar uma gestão curricular e uma gestão pedagógica consistente e efetiva. Com base nos dados gerados, foi elaborado um Plano de Ação Educacional que propõe medidas para atenuar os problemas identificados. As ações sugeridas visam a novas estratégias de reflexão sobre as práticas pedagógicas que possam colaborar com os profissionais que exercem função na escola e estão alinhadas em: formação continuada para as EEBs, revisão dos planos de aula dos professores considerando o uso de recursos didáticos e pedagógicos e orientações para um acompanhamento e monitoramento sistemático e sistematizado dos planos de aula e do exercício da função dos professores pela gestão pedagógica. |
Abstract: | The present work was developed in the Master's Degree in Public Education Management and Assessment at the Center for Public Policies and Education Assessment at the Federal University of Juiz de Fora. The management case sought to understand how teachers in the Final Years of Elementary School have used teaching and pedagogical resources in the teaching and learning processes at E. E. “Gente Nossa”. To this end, the research question was defined as: how have teachers used teaching and pedagogical resources at E. E. “Gente Nossa”? Based on such questioning, the general objective of this work was to understand the use of didactic and pedagogical resources used in the teaching and learning processes in the Final Years of Elementary School and to propose new strategies for the school in order to lead teachers to reflect on the practices they developed. As specific objectives, we sought to describe the methodological teaching and learning strategies used by teachers in the Final Years of Elementary School at this school; identify and understand how teachers and Basic Education Specialists (EEBs) plan teaching and learning processes: situation, conditions, frequency, chosen instruments, implementation, monitoring and evaluation and, finally, discuss new strategies for pedagogical planning to be implemented and coordinated by pedagogical and school management. The qualitative methodology adopted initially uses documentary surveys at the school and semi-structured interviews with the director and EEBs as data production instruments. This stage of research was theoretically guided by: Lück (2009), Libâneo (1996), Pilleti (2000), Pais (2000), Sacristán (2000), Eiterer (2020), Manfredi (1993), Libâneo; Alves (2012), Roldão e Almeida (2018), Barroso (1996), Furtado (2015), Silva Jr. (2015), Vasconcelos (2009), Veiga (2002), Huberman (1989) and Bittencourt (1997). In a second step, a questionnaire was administered to the teachers and an interview with the vice-principal. In the researched institution, the predominance of the use of textbooks and the classroom as didactic and pedagogical strategies was observed, reflecting the lack of diversification of resources and school spaces and the lack of understanding on the part of the management team in carrying out consistent and effective curriculum management and pedagogical management. Based on the data generated, an Educational Action Plan was drawn up that proposes measures to mitigate the problems identified. The suggested actions aim at new strategies for reflection on pedagogical practices that can collaborate with professionals who work at the school and are aligned with: continued training for EEBs, review of teachers' lesson plans considering the use of didactic and pedagogical resources and guidelines for systematic and systematized monitoring and follow-up of lesson plans and the exercise of teachers' role by pedagogical management. |
Palavras-chave: | Recursos didáticos e pedagógicos Planejamento Gestão pedagógica Teaching and Pedagogical Resources Planning Pedagogical Management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18452 |
Data do documento: | 19-Mar-2025 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
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