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Tipo: Dissertação
Título: Em busca da qualidade da educação: estratégias da Superintendência Regional de Ensino de Barbacena diante dos desafios de proficiência no 5º ano do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública
Autor(es): Paiva, Lilian Maria de Faria
Primeiro Orientador: Oliveira Júnior, Lourival Batista de
Membro da banca: Neubert, Luiz Flávio
Membro da banca: Oliveira , Helena Rivelli de
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como objetivo principal compreender a atuação dos Analistas Educacionais da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Barbacena nas Escolas Estaduais do município, visando auxiliar na identificação dos fatores que contribuem para o baixo desempenho acadêmico e planejar intervenções pedagógicas efetivas. Os objetivos específicos incluem a identificação das escolas que apresentaram desempenho inferior ao da SRE e do Estado de Minas Gerais entre 2018 e 2023, com ênfase nas turmas do 5º ano avaliadas pelo PROEB; a análise da atuação dos Analistas Educacionais nas ações implementadas pela SRE nessas instituições; e a proposta de um plano de ação com sugestões para melhorar os resultados das escolas com baixa proficiência. O referencial teórico é fundamentado nas obras de Luckesi (2011) e Demo (2015), entre outros renomados autores da área de avaliação educacional, além de Bossa (2000) e Sampaio (2020), que discutem a relação entre dificuldades de aprendizagem e os resultados das avaliações externas, assim como o papel da SRE como suporte na interpretação desses resultados. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso qualitativo, utilizando instrumentos como análise documental, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários a grupos específicos, incluindo Analistas Educacionais e diretores das escolas em questão. Os resultados apontam para a complexidade do papel dos analistas e a necessidade de estratégias adaptativas que respondam às especificidades de cada escola, destacando a importância de uma documentação sistemática e da construção de relações de confiança para promover um ambiente colaborativo e eficaz na educação.
Abstract: This dissertation, developed within the scope of the Professional Master's in Education Management and Evaluation (PPGP) at the Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd/UFJF), aims primarily to understand the role of Educational Analysts from the Regional Education Superintendence (SRE) of Barbacena in the State Schools of the municipality, with the goal of assisting in the identification of factors that contribute to low academic performance and planning effective pedagogical interventions. The specific objectives include identifying the schools that performed below the SRE and the State of Minas Gerais between 2018 and 2023, with an emphasis on the 5th-grade classes evaluated by PROEB; analyzing the actions implemented by the SRE in these institutions; and proposing an action plan with suggestions to improve the results of schools with low proficiency. The theoretical framework is based on the works of Luckesi (2011) and Demo (2015), among other renowned authors in the field of educational assessment, as well as Bossa (2000) and Sampaio (2020), who discuss the relationship between learning difficulties and the results of external assessments, as well as the role of the SRE as support in interpreting these results. The research was conducted through a qualitative case study, using instruments such as document analysis, bibliographic research, and the application of questionnaires to specific groups, including Educational Analysts and the directors of the schools in question. The results indicate the complexity of the analysts' role and the need for adaptive strategies that respond to the specificities of each school, highlighting the importance of systematic documentation and the building of trust relationships to promote a collaborative and effective educational environment
Palavras-chave: Avaliação educacional
Dificuldades de aprendizagem
Resultados educacionais
Educational assessment
Learning difficulties
Educational outcomes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18450
Data do documento: 17-Dez-2024
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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