Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1843
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
mariaabigailaguilarquirin.pdf907.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Justi, Francis Ricardo dos Reis-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4742159H6pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Justi, Cláudia Nascimento Guaraldo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4716854Z1pt_BR
dc.contributor.referee1Pollo, Tatiana Cury-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769476Y8pt_BR
dc.creatorQuirín, Maria Abigail Aguilar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2016-07-13T14:34:03Z-
dc.date.available2016-06-17-
dc.date.available2016-07-13T14:34:03Z-
dc.date.issued2015-12-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1843-
dc.description.abstractThe present study investigated the relation between cognitive predictors of reading and school engagement with reading skills. Seventy-four children from Brazilian public schools took part on this study. They were initially evaluated when coursing 4th grade and were evaluated a second time while coursing the second month of 5th grade. They were evaluated on morphological awareness, phonological awareness, phonological working memory, rapid automatized naming, student engagement and reading skills (precision, fluency, and comprehension). Results showed that both accuracy and reading comprehension positively contribute to phonological awareness. In addition, it was possible to identify a contribution of the phonological working memory to the reading fluency. Besides that, the study revealed that rapid automatized naming positively contributes to reading comprehension. In regards to student engagement, the study identified a positive contribution of behavioral engagement to reading comprehension.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo investigou a relação dos preditores cognitivos da leitura e do engajamento escolar com a habilidade de leitura. Participaram dessa pesquisa um total de 74 crianças matriculadas, inicialmente, no 4o ano do Ensino Fundamental (EF), as quais foram avaliadas uma segunda vez após os dois meses iniciais do 5º ano do EF, sendo 53 crianças de escolas municipais e 21 crianças de uma escola estadual. Avaliou-se a consciência morfológica, consciência fonológica, memória de trabalho fonológica, nomeação seriada rápida, inteligência, engajamento escolar e a leitura (precisão, fluência e compreensão) nos alunos participantes. Os resultados evidenciaram que as habilidades de precisão e compreensão de leitura contribuem de forma positiva para a consciência fonológica. Também se identificou uma contribuição da memória de trabalho fonológica para a fluência de leitura. Além disso, a nomeação seriada rápida contribui positivamente para a compreensão de leitura e em relação ao engajamento escolar, identificou-se uma contribuição positiva do engajamento comportamental para a habilidade de compreensão de leitura.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngajamento escolarpt_BR
dc.subjectConsciência morfológicapt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectMemória de trabalho fonológicapt_BR
dc.subjectNomeação seriada rápidapt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectSchool engagementpt_BR
dc.subjectMorphological awarenesspt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectPhonological working memorypt_BR
dc.subjectRapid automatized namingpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleEngajamento escolar e preditores cognitivos da leitura: um estudo longitudinalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.