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dc.contributor.advisor1Magalhães, Tânia Guedes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705769T0pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Carmem Rita Guimarães Marques de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee2Leal, Telma Ferraz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723323U1pt_BR
dc.contributor.referee3Cyranka, Lúcia Furtado de Mendonça-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707607E5pt_BR
dc.contributor.referee4Andrade, Ludimila Tomé de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorAlvim, Vanessa Titonelli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2015-12-11T15:03:20Z-
dc.date.available2015-12-11-
dc.date.available2015-12-11T15:03:20Z-
dc.date.issued2015-03-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/183-
dc.description.abstract-pt_BR
dc.description.resumoAs pesquisas de diversos autores da área de ensino de linguagem que se dedicam à oralidade mostram que a temática é recente na escola básica e ainda pouco compreendida pelos docentes. Estudos que se debruçam sobre as relações entre oralidade e escrita estão em cena desde a década de 60. Em sua aplicação escolar, alguns teóricos (MARCUSCHI, 1996; SCHNEUWLY e DOLZ , 2004; LEAL E GOIS, 2012) bem como documentos oficiais (PCN, 1997, 1998; OCEM, 2006), reafirmam a necessidade de se trabalhar com a modalidade oral em sala de aula enfocando, principalmente, os gêneros orais e a reflexão sobre a linguagem. Com base nisso, esta pesquisa buscou desenvolver um trabalho de intervenção com práticas de oralidade, enfocando mais especificamente a análise linguística do texto oral, tomando como objeto de estudo as atividades de escuta. Nossos objetivos foram a) verificar de que forma as atividades de escuta são conceituadas na literatura da área, visando à formação linguística do aluno do Ensino Fundamental; b) desenvolver uma pesquisa-ação para analisar o que os alunos aprendem nessas atividades. Primeiramente, conceituamos escuta, apresentando suas concepções, finalidades e metodologia no ensino de Língua Portuguesa, embasados numa perspectiva de análise linguística (MENDONÇA, 2006). Verificamos, com base na pesquisa teórica, que a escuta tem vários objetivos, a saber: 1) compreensão do texto oral; 2) análise do texto oral, envolvendo questões linguísticas, prosódicas, gestuais e extratextuais; 3) compreensão das formas de comportamento nas interações orais; 4) obtenção de modelos de gêneros orais para futuras produções; 5) tomada de notas; 6) retextualização e análise da relação oral-escrito a partir de transcrição. Segundo os autores citados, os diversos elementos que compõem o texto oral produzem efeitos de sentido que contribuem com a compreensão do gênero. Como são poucos os estudos aplicados ao ensino básico, desenvolvemos, na segunda parte uma pesquisa-ação, implementada um projeto de letramento denominado “Ideia para salvarmos o planeta”, com guias de escuta, nos quais averiguamos o que os alunos aprenderam sobre oralidade durante as intervenções numa turma de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Juiz de Fora. Esse estudo, então, propõe novos caminhos para abordar o ensino da oralidade, muitas vezes desconhecido ou pouco privilegiado pelos docentes de ensino básico.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Forapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectEscutapt_BR
dc.subject.cnpqLinguagempt_BR
dc.titlePráticas de oralidade no ensino fundamental: características e funções das atividades de escutapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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