https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18398
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
alexandredasilvacortez.pdf | PDF/A | 5.11 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | A guitarra brasileira de Nelson Faria: uma biografia musicológica |
Author: | Cortez, Alexandre da Silva |
First Advisor: | Garzon, Marta Cardoso Castello Branco |
Referee Member: | Isidoro, Raquel Almeida Rohr de Oliveira |
Referee Member: | Piedade, Acacio Tadeu de Camargo |
Resumo: | O presente trabalho se insere no escopo da pesquisa sobre a música instrumental brasileira ou jazz brasileiro. O recorte feito abarca a trajetória de vida e a obra do guitarrista brasileiro Nelson Faria, desde o ano de seu nascimento, 1963, até 2015, ano de criação do programa “Um Café Lá em Casa”. A pesquisa buscou investigar como se deu a formação musical de Nelson, levantando questões sobre hibridismo musical e cultural, idiomatismos entre guitarra e violão, além de sua história como músico e educador, inserido na música popular e na música instrumental brasileira. Para tal, buscou-se trabalhar de forma interdisciplinar, utilizando métodos da musicologia, historiografia, etnografia e história oral, estabelecendo-se especificamente no campo da musicologia popular. Foi realizado um levantamento bibliográfico em periódicos e revistas acadêmicas, como também em arquivos de jornais e revistas do país, além do levantamento e análises das fontes discográficas de autoria do músico e de trabalhos que contam com a sua colaboração, somadas às fontes orais, como entrevistas com o próprio guitarrista e músicos próximos que trabalharam ou trabalham junto com Faria. Após o levantamento, foi feito o cruzamento dos dados levantados nas fontes para a realização de uma análise histórica e musicológica, com a finalidade de demonstrar que a obra de Nelson Faria caracteriza-se pelo hibridismo entre jazz e música brasileira, sendo a improvisação e a constante reinvenção de referências musicais adquiridas em sua biografia como fio condutor de sua obra. Ademais observamos que esse processo associa-se a um forte senso de empreendedorismo, que permeia sua trajetória artística e pedagógica. Atuando como mediador entre diversas tradições musicais, Faria desempenhou um papel central na difusão da improvisação jazzística no Brasil, notadamente por meio de seu material didático e do programa “Um Café Lá em Casa”, ampliando sua influência na interação entre culturas musicais que foram aqui observadas por meio da teoria das tópicas, além de demonstrarmos a forma que esse hibridismo aparece em sua trajetória e obra, caracterizando, dessa forma, o hibridismo musical e cultural. |
Abstract: | The present study falls within the scope of research on Brazilian instrumental music or Brazilian jazz. The chosen focus encompasses the life trajectory and work of Brazilian guitarist Nelson Faria, from the year of his birth, 1963, to 2015, the year the program “Um Café Lá” em Casa was created. The research sought to investigate how Nelson’s musical training developed, raising questions about musical and cultural hybridity, idiomatic elements between guitar and violão, as well as his history as a musician and educator, engaged in both popular and instrumental Brazilian music. To achieve this, an interdisciplinary approach was adopted, utilizing methods from musicology, historiography, ethnography, and oral history, specifically situating the study within the field of popular musicology. A bibliographic survey was conducted in academic journals and periodicals, as well as in newspaper and magazine archives across the country. Additionally, discographic sources authored by the musician and works featuring his collaboration were examined, along with oral sources, such as interviews with the guitarist himself and musicians who have worked or currently work with Faria. Following this survey, the collected data were cross-referenced to conduct a historical and musicological analysis, aiming to demonstrate that Nelson Faria’s work is characterized by a hybridization of jazz and Brazilian music, with improvisation and the constant reinvention of musical references acquired throughout his biography serving as the guiding thread of his artistic output. Furthermore, it was observed that this process is linked to a strong sense of entrepreneurship, which permeates his artistic and pedagogical trajectory. Acting as a mediator between various musical traditions, Faria played a central role in disseminating jazz improvisation in Brazil, notably through his educational materials and the program “Um Café Lá em Casa”, expanding his influence in the interaction between musical cultures. This interaction was analyzed through the lens of topic theory, illustrating how hybridity manifests in his career and work, ultimately defining it as both a musical and cultural phenomenon. |
Keywords: | Nelson Faria Música instrumental brasileira Guitarra Jazz brasileiro História da música popular brasileira Brazilian instrumental music Guitar Brazilian Jazz History of brazilian popular music |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | IAD – Instituto de Artes e Design |
Program: | - |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18398 |
Issue Date: | 10-Mar-2025 |
Appears in Collections: | Mestrado em Artes, Culturas e Linguagens (Dissertações) |
This item is licensed under a Creative Commons License