https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18395
Clase: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Inteligência artificial no desempenho de estudantes de odontologia: revisão sistemática e metanálise |
Autor(es): | Medeiros, Leandra Temponi |
Orientador: | Verner, Francielle Silvestre |
Co-orientador: | Moreira, Gabrielle Cristiny |
Miembros Examinadores: | Reis, Larissa de Oliveira |
Miembros Examinadores: | Lemos, Cleidiel Aparecido Araujo |
Resumo: | A Inteligência Artificial (IA) tem se mostrado uma ferramenta crescente e inovadora em diversas áreas da Odontologia, com potencial promissor. No contexto educacional seu uso também vem sendo discutido, mas os dados da literatura têm se mostrado controversos em relação a sua real eficácia no desempenho de diferentes tarefas por estudantes de Odontologia. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo realizar uma revisão sistemática com metanálise, considerando a seguinte pergunta PICO: Qual a eficácia do uso de inteligência artificial no desempenho de tarefas por estudantes de Odontologia? Essa revisão seguiu as diretrizes propostas pelo “Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses” (PRISMA), e foi registrada na PROSPERO. A busca foi realizada nas bases de dados PubMed/MEDLINE, Scopus, Embase, Web of Science, Scielo, Cochrane Library, e na literatura cinzenta. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: "artificial intelligence", "machine learning", "deep learning", "dental education", "dental training", "dental curriculum", "dental students" e "dental schools", combinadas por meio de operadores booleanos. As buscas foram importadas para o software “Rayyan QCRI”, e analisadas por dois revisores de forma independente.As inconsistências foram analisadas por um terceiro revisor. Foram incluídos estudos experimentais randomizados, que compararam o desempenho de estudantes de Odontologia, com e sem o uso de alguma ferramenta de IA. A meta-análise foi realizada utilizando o programa ‘RevMan web’, e os desfechos avaliados foram sensibilidade e especificidade (tarefa de diagnóstico), e notas dos alunos em avaliações. O risco de viés foi realizado com a ferramenta Cochrane Risk of Bias versão 2.0 (RoB 2.0). As buscas resultaram em 495 registros. Após a remoção das duplicatas, 227 passaram pela leitura dos títulos e resumos, tendo sido selecionados 16 artigos para leitura completa. Ao final, foram incluídos sete artigos, que tiveram seus dados extraídos para análise. Os estudos foram publicados entre os anos de 2020 e 2024, sendo três dos Estados Unidos e quatro da Europa. Seis estudos foram relacionados a tarefas em Radiologia Odontológica, e um à Odontologia digital. Em relação aos desfechos sensibilidade e especificidade, a metanálise, apesar de favorecer os grupos que utilizaram a IA, não mostrou efeito significativo (p = 0,13 e p = 0,25, respectivamente). Já em relação ao desfecho das notas em avaliações, notou-se que estudantes que usaram a IA, tendem a tirar notas maiores ou igual a 80%, de forma significativa (p = 0,007). Dois artigos apresentaram alto risco de viés, e cinco apresentaram alguma preocupação. Conclui-se que o uso da IA tem se mostrado eficaz no desempenho de tarefas por estudantes de Odontologia. Recomenda-se que sejam testadas novas ferramentas de IA, e sejam desenvolvidos estudos com baixo risco de viés, para que se chegue a conclusões mais robustas sobre o impacto da IA no desempenho de estudantes de Odontologia. |
Resumen : | Artificial Intelligence (AI) has proven to be a growing and innovative tool in several areas of Dentistry, with promising potential. In the educational context, its use has also been discussed, but data in the literature have been controversial in relation to its real effectiveness in the performance of different tasks by dental students. Therefore, the present study aimed to perform a systematic review with meta-analysis, considering the following PICO question: What is the effectiveness of the use of artificial intelligence in the performance of tasks by dental students? This review followed the guidelines proposed by the "Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses" (PRISMA) and was registered with PROSPERO. The search was carried out in the PubMed/MEDLINE, Scopus, Embase, Web of Science, Scielo, Cochrane Library, and gray literature databases. The following keywords were used: "artificial intelligence", "machine learning", "deep learning", "dental education", "dental training", "dental curriculum", "dental students" and "dental schools", combined through Boolean operators. The searches were imported into the "Rayyan QCRI" software and analyzed by two reviewers independently. The inconsistencies were analyzed by a third reviewer. Randomized experimental studies were included, which compared the performance of dental students with and without the use of AI tools. The meta-analysis was performed using the 'RevMan web' program, and the outcomes evaluated were sensitivity and specificity (diagnostic task), and scores in evaluations. Risk of bias was assessed using the Cochrane Risk of Bias tool version 2.0 (RoB 2.0)16 . The searches resulted in 495 records. After the removal of duplicates, 227 went through the initial screening process (reading of titles and abstracts), and 16 articles were selected for full reading. In the end, seven articles were included, which had their data extracted for analysis. The studies were published between 2020 and 2024, three from the United States and four from Europe. Six studies were related to tasks in Dental Radiology, and one to Digital Dentistry. Regarding the outcome’s sensitivity and specificity, the meta-analysis, despite favoring the groups that used AI, showed no significant effect (p = 0.13 / p = 0.25, respectively). Regarding the outcome of grades in assessments, it was noted that students who used AI tend to get grades greater than or equal to 80%, significantly (p = 0.007). Two articles were at high risk of bias, and five were of concern. It is concluded that the use of AI has been shown to be effective in the performance of tasks by Dentistry students. It is recommended that new AI tools be tested, and studies with low risk of bias be developed, to reach more robust conclusions about the impact of AI on the performance of dental students. |
Palabras clave : | Aprendizado de máquina Educação Inteligência artificial Odontologia Metanálise Artificial intelligence Dentistry Education Meta-Analysis Machine learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ODONTOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares |
Sigla de la Instituición: | UFJF/GV |
Departamento: | ICV - Instituto de Ciências da Vida |
Clase de Acesso: | Acesso Embargado Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licenças Creative Commons: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18395 |
Fecha de publicación : | 13-mar-2025 |
Aparece en las colecciones: | Odontologia - Campus GV |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons