https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18370
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
victoriamouracalderano.pdf | PDF/A | 480.15 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Title: | Comunidades de aprendizagem empreendedora: uma proposição conceitual a partir do estudo de caso do projeto Empretecer |
Author: | Calderano, Victoria Moura |
First Advisor: | Almeida, Thiago Gomes de |
Referee Member: | Dusi, Cristina Sayuri Ouchi Cortes Ouchi |
Referee Member: | Oliveira, Tatiana Dornelas de Oliveira |
Resumo: | A educação empreendedora e os estudos referentes ao empreendedorismo são temas que estão recebendo destaque tanto no ambiente corporativo quanto nas instituições de ensino e pesquisa, podendo esse fato estar relacionado a uma adaptação social nas noções de como melhorar os padrões de vida. Porém, identifica-se que, apesar dessas temáticas estarem cada vez mais em voga, existem nuances entre o empreendedorismo branco e o afroempreendedorismo que por vezes não são consideradas como relevantes. Tendo os afroempreendedores e empreendedores negros como foco nesse estudo, pode-se afirmar que o entendimento de contexto, história e cultura são de grande importância para estruturar estratégias, projetos e ações que busquem o desenvolvimento socioeconômico desses grupos. Por meio de entrevistas com empreendedores que participaram do projeto Empretecer, era necessário entender como esse projeto em questão contribuiu para o aperfeiçoamento tanto dos seus empreendimentos quanto das suas percepções individuais como empreendedores. Com os a finalização do estudo é possível identificar que, para alcançar o objetivo de desenvolver de forma econômica e social os afroempreendedores, é necessário que seja aplicado o conceito de Comunidade de Aprendizagem Empreendedora tendo em vista a necessidade de abordar tanto tópicos técnicos relacionados ao gerenciamento empresarial quanto temas estejam imersos na realidade cultural e social desses empreendedores. Esse conceito está sendo proposto neste trabalho tendo em vista os resultados encontrados na pesquisa que evidenciam que a criação de uma comunidade de aprendizagem empreendedora é o marco principal para que o afroempreendedorismo consiga desenvolver-se no âmbito financeiro, cultural e social, sendo esse conceito desenvolvido após as análises do projeto em questão. |
Abstract: | Entrepreneurial education and studies related to entrepreneurship are topics that are gaining prominence both in the corporate environment and in educational and research institutions, and this fact may be related to a social adaptation in the notions of how to improve living standards. However, it is identified that, although these topics are increasingly in vogue, there are nuances between white entrepreneurship and Afro-entrepreneurship that are sometimes not considered relevant. With Afro-entrepreneurs and black entrepreneurs as the focus of this study, it can be stated that the understanding of context, history and culture is of great importance to structure strategies, projects and actions that seek the socioeconomic development of these groups. Through interviews with entrepreneurs who participated in the Empretecer project, it was necessary to understand how this project in question contributed to the improvement of both their ventures and their individual perceptions as entrepreneurs. With the completion of the study, it is possible to identify that, in order to achieve the objective of developing Afro-entrepreneurs economically and socially, it is necessary to apply the concept of Entrepreneurial Learning Community, considering the need to address both technical topics related to business management and themes that are immersed in the cultural and social reality of these entrepreneurs. This concept is being proposed in this work in view of the results found in the research that show that the creation of an entrepreneurial learning community is the main milestone for Afro-entrepreneurship to be able to develop in the financial, cultural and social spheres, and this concept was developed after the analysis of the project in question. |
Keywords: | Educação empreendedora Empreendedorismo negro Afroempreendedorismo Comunidade de aprendizagem empreendedora Entrepreneurial education Black entrepreneurship Afro-entrepreneurship Entrepreneurial learning community |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Access Type: | Acesso Aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18370 |
Issue Date: | 26-Feb-2025 |
Appears in Collections: | Administração - Campus JF - TCC Graduação |
This item is licensed under a Creative Commons License