Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18364
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gabrieledasilvafeliciano.pdfPDF/A865.52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: O marketing como ferramenta na prestação de serviços contábeis
Author: Feliciano, Gabriele da Silva
First Advisor: Costa, Laura Brandão
Referee Member: Reis, Anderson de Oliveira
Referee Member: Fraga, Marinette Santana
Resumo: Tendo em vista que nos últimos anos, o avanço da tecnologia e a crescente digitalização dos serviços expandiram significativamente, o marketing digital se tornou uma ferramenta necessária para diversas áreas, incluindo a contabilidade. Neste sentido, esse estudo investiga o uso do marketing contábil como ferramenta para a prestação dos serviços contábeis. O problema da pesquisa consiste em compreender como os escritórios têm utilizado essas estratégias, e o objetivo geral trata-se de analisar a aplicação do marketing, identificar as tecnologias utilizadas e os desafios na implementação dessas ferramentas. A pesquisa utilizou análise qualitativa por meio da aplicação de questionários e uma entrevista semiestruturada realizada com uma contadora. Os resultados revelaram que embora o marketing seja bastante reconhecido como ferramenta necessária para a contabilidade, ele ainda é pouco explorado pelos profissionais da área, com destaque para a predominância das indicações como principal fonte de aquisição de clientes. A falta de conhecimento e a resistência a novas práticas também são apontadas como desafios significativos, que evidencia a necessidade de maior capacitação dos contadores.
Abstract: -
Keywords: Ferramentas de marketing
Marketing contábil
Escritórios de contabilidade
Captação de clientes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIAS CONTABEIS
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Institution Initials: UFJF/GV
Department: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18364
Issue Date: 26-Feb-2025
Appears in Collections:Ciências Contábeis - Campus GV



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons