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Type: Dissertação
Title: Avaliação de matemática em turmas do ensino fundamental I: um estudo sobre a ação do coordenador pedagógico
Author: Pereira, Daniele Dias
First Advisor: Kistemann Junior, Marco Aurélio
Referee Member: Vaz, Rafael Filipe Novôa
Referee Member: Coelho, Flávio de Souza
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar de que maneira a avaliação escolar pode elevar a qualidade do ensino público, com ênfase no papel do Coordenador Pedagógico na melhoria da aprendizagem matemática nas turmas do ensino fundamental I. A avaliação de matemática, em conjunto com o trabalho do coordenador pedagógico, serviu como pano de fundo para esta investigação, realizada em uma escola municipal de Juiz de Fora, com foco em uma turma do 3º ano do ensino fundamental, acompanhando três professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental I. Para desenvolver este estudo, foi necessário investigar aspectos relativos aos procedimentos adotados pelas professoras para selecionar conteúdos, organizar planejamentos e estratégias didáticas, compartilhar com os alunos seus próprios processos de aprendizagem e organizar ações pedagógicas que atendam às necessidades de aprendizagem dos alunos. Esta perspectiva foi construída a partir de referenciais teóricos que discutem os temas apresentados na pesquisa. A concepção de avaliação formativa abordada neste estudo se baseia nas ideias de Luckesi (2011), Perrenoud (1999), Canen (2009), e Pinto (2011). Quanto à alfabetização e letramento matemático, foram discutidas as ideias de D'Ambrosio (2004), Toledo (2004), Paulo Freire (2000) e Paruta e Cardoso (2022). Por fim, para abordar a coordenação pedagógica, foram utilizadas as ideias de Carvalho (2019), Placco, Almeida e Souza (2013), Domingues (2014) e Souza (2013) .A pesquisa está organizada em formato multipaper, composta por uma introdução, artigos publicáveis e uma conclusão, permitindo uma exploração detalhada e diversificada do tema, abordando diferentes dimensões da avaliação escolar e do papel do Coordenador Pedagógico, enquanto integra teorias educacionais contemporâneas com práticas avaliativas estratégicas. A investigação adotou três metodologias ao longo do texto, inspirandose em pressupostos metodológicos como a pesquisa-ação, com base nos estudos de Thiollent (2015) e Mussi (2020), Revisão Sistemática de Literatura, com os estudos de Scannavino (2017) e Sampaio (2007), e por fim, o ensaio teórico, com os estudos de Michel (2015) e Meneghetti (2011a). Os procedimentos metodológicos utilizados incluíram observações, grupo focal, entrevistas e conversas. Como resultado, a pesquisa destaca a importância da avaliação formativa, que valoriza o processo de aprendizagem e as estratégias individuais, alinhando-se com o letramento matemático e práticas como diálogo e feedback. No entanto, ainda há uma discrepância entre o discurso pedagógico e a prática tradicional nas escolas, indicando a necessidade de formação continuada para práticas avaliativas contemporâneas. O projeto Feira de Matemática surgiu como uma estratégia lúdica e contextualizada para melhorar a aprendizagem e o letramento em matemática, com impactos positivos entre as professoras. Para manter esse impacto, é crucial continuar e consolidar as práticas formativas, vendo a feira como um catalisador para transformar o ensino em algo mais interativo. As avaliações mostraram melhorias ao longo do projeto, evidenciando a eficácia de intervenções específicas e a importância de estratégias personalizadas, que revelam progressos com a formação continuada oferecida pela coordenação pedagógica, contribuindo para discussões sobre processos avaliativos que favorecem a aprendizagem no cotidiano escolar.
Abstract: This research aimed to investigate how school assessment can improve the quality of public education, with an emphasis on the role of the Pedagogical Coordinator in improving mathematical learning in elementary school I classes. The mathematics assessment, together with the work of the pedagogical coordinator, served as the backdrop for this investigation, carried out in a municipal school in Juiz de Fora, focusing on a third-grade class of elementary school, and monitoring three teachers from the initial years of elementary school I. In order to develop this study, it was necessary to investigate aspects related to the procedures adopted by the teachers to select content, organize teaching plans and strategies, share their own learning processes with students, and organize pedagogical actions that meet the learning needs of students. This perspective was constructed based on theoretical references that discuss the themes presented in the research. The concept of formative assessment addressed in this study is based on the ideas of Luckesi (2011), Perrenoud (1999), Canen (2009), and Pinto (2011). Regarding literacy and mathematical literacy, the ideas of D'Ambrosio (2004), Toledo (2004), Paulo Freire (2000) and Paruta and Cardoso (2022) were discussed. Finally, to address pedagogical coordination, the ideas of Carvalho (2019), Placco, Almeida and Souza (2013), Domingues (2014) and Souza (2013) were used. The research is organized in a multipaper format, consisting of an introduction, publishable articles and a conclusion, allowing a detailed and diversified exploration of the theme, addressing different dimensions of school assessment and the role of the Pedagogical Coordinator, while integrating contemporary educational theories with strategic assessment practices. The research adopted three methodologies throughout the text, inspired by methodological assumptions such as action research, based on the studies of Thiollent (2015) and Mussi (2020), Systematic Literature Review, with the studies of Scannavino (2017) and Sampaio (2007), and finally, the theoretical essay, with the studies of Michel (2015) and Meneghetti (2011a). The methodological procedures used included observations, focus groups, interviews, and conversations. As a result, the research highlights the importance of formative assessment, which values the learning process and individual strategies, aligning itself with mathematical literacy and practices such as dialogue and feedback. However, there is still a discrepancy between pedagogical discourse and traditional practice in schools, indicating the need for continuing education for contemporary assessment practices. The Math Fair project emerged as a fun and contextualized strategy to improve learning and literacy in mathematics, with positive impacts among teachers. To maintain this impact, it is crucial to continue and consolidate training practices, seeing the fair as a catalyst for transforming teaching into something more interactive. Evaluations showed improvements throughout the project, highlighting the effectiveness of specific interventions and the importance of personalized strategies, which reveal progress with the ongoing training offered by the pedagogical coordinator, contributing to discussions on evaluation processes that favor learning in the school routine.to discussions about assessment processes that favor learning in everyday school life.
Keywords: Avaliação matemática
Alfabetização e letramento matemático
Coordenador pedagógico
Formação docente
Mathematical assessment
Literacy and mathematical literacy
Pedagogical coordinator
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICE – Instituto de Ciências Exatas
Program: Programa de Pós-graduação em Educação Matemática
Access Type: Acesso Aberto
Attribution 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18356
Issue Date: 24-Jan-2025
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



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