https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18353
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
isabelavieiradasilva.pdf | PDF/A | 5.23 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Type: | Tese |
Title: | A construção do conhecimento sobre avaliação da aprendizagem na formação inicial de professores de química da Universidade Federal de Juiz de Forа |
Author: | Silva, Isabela Vieira da |
First Advisor: | Afonso, Andréia Francisco |
Referee Member: | Massena, Elisa Prestes |
Referee Member: | Mendes, Olenir Maria |
Referee Member: | Souza, Vinícius Catão de Assis |
Referee Member: | Faria, Fernanda Luiza de |
Resumo: | A avaliação da aprendizagem é essencial no trabalho docente, pois é por meio dela que se faz o acompanhamento do processo de ensino e de aprendizagem. Por isso, é importante que os cursos de Licenciatura abordem esta temática e auxiliem os licenciandos a compreendê-la de maneira fundamentada, visando uma educação democrática e inclusiva. Com o presente estudo, buscamos investigar e compreender como os licenciandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora são formados para a prática avaliativa a ser desenvolvida na Educação Básica, especialmente, a partir das contribuições da disciplina Planejamento e Avaliação do Ensino de Química. Para isto, esta pesquisa teve os seguintes objetivos específicos: (I) Averiguar como os documentos oficiais, implementados pelo Ministério da Educação e o Projeto Político Pedagógico dos cursos de Licenciatura em Química presenciais da Universidade Federal de Juiz de Fora, compreendem e orientam a prática avaliativa a ser realizada na Educação Básica e sobre a formação dos licenciandos em Química para o desenvolvimento dessa prática; (II) Verificar se os planos de ensino e as ementas das disciplinas de cunho pedagógico dos cursos de Licenciatura em Química Integral e Noturno da Universidade Federal de Juiz de Fora apontam o estudo da avaliação da aprendizagem em seus diferentes âmbitos; (III) Investigar os momentos em que o tema avaliação da aprendizagem é abordado e discutido nos cursos de Licenciatura em Química presenciais da Universidade Federal de Juiz de Fora; (IV) Analisar as concepções e conhecimentos construídos sobre avaliação da aprendizagem e a prática avaliativa a ser desenvolvida na Educação Básica pelos licenciandos em Química dos cursos Integral e Noturno da Universidade Federal de Juiz de Fora, que estão na etapa final do curso; (V) Propor uma ação planejada, visando um aperfeiçoamento da construção dos conhecimentos sobre avaliação da aprendizagem pelos licenciandos em Química da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, na qual, inicialmente, fizemos uma pesquisa documental e, em seguida, uma pesquisa de campo, acompanhando dois semestres letivos de aula da disciplina Planejamento e Avaliação do Ensino de Química. No primeiro acompanhamento, por meio da observação não-participante, identificamos que: a avaliação da aprendizagem foi trabalhada no âmbito da disciplina, como os licenciandos se apropriaram destes conhecimentos e as possíveis contribuições da disciplina para a formação do saber avaliar. Já no segundo semestre de acompanhamento, realizamos uma ação planejada, na qual as aulas sobre avaliação foram planejadas e lecionadas pela pesquisadora e pela professora regente da disciplina. Neste segundo acompanhamento, foi possível acompanhar mais de perto o processo de construção dos conhecimentos sobre avaliação pelos licenciandos, e analisar em que medida as atividades e os textos propostos contribuíram para que eles desenvolvessem e se apropriassem do conhecimento. Tivemos como participantes desta pesquisa, 22 licenciandos em Química, em final de curso, da Universidade Federal de Juiz de Fora, e um docente do Departamento de Química ligado a área de Educação Química. As respostas dos licenciandos em Química evidenciaram as contribuições e nos sinalizam para as potencialidades que uma disciplina, que tem como um de seus focos o estudo do conhecimento sobre avaliação, pode desempenhar para a formação em avaliação destes futuros professores. Indicaram ainda algumas fragilidades e pontos importantes de serem aprimorados ou melhor desenvolvidos durante o curso de Licenciatura em Química, como é o caso de se ter mais momentos de se colocar em prática aquilo que foi estudado e discutido sobre avaliação da aprendizagem. Sendo assim, consideramos que outras pesquisas sejam feitas a fim de suprir essas lacunas. |
Abstract: | Learning assessment is essential to teaching, since it is through it that the teaching and learning process is monitored. Therefore, it is important that Chemistry Licentiate Degree address this topic and help undergraduate students understand it in a well-founded manner, aiming at a democratic and inclusive education. With this study, we seek to investigate and understand how the licenciate degree students of Chemistry at the Federal University of Juiz de Fora are trained for the evaluative practice to be developed in Basic Education, especially from the contributions of the discipline Planning and Evaluation of Chemistry Teaching. To this end, this research had the following specific objectives: (I) To investigate how the official documents implemented by the Ministry of Education and the Political Pedagogical Project of the in-person Chemistry Degree courses at the Federal University of Juiz de Fora understand and guide the assessment practice to be carried out in Basic Education and in the training of licentiate degree students in Chemistry for the development of this practice; (II) To verify whether the teaching plans and syllabuses of the pedagogical disciplines of the from the FullTime and Night-Time Chemistry Licentiate Degree courses at Federal University of Juiz de Fora indicate the study of learning assessment in its different areas; (III) To investigate the moments in which the theme of learning assessment is addressed and discussed in the in-person Chemistry Licentiate Degree courses at Federal University of Juiz de Fora; (IV) To analyze the concepts and knowledge constructed about learning assessment and the assessment practice to be developed in Basic Education by licentiate degree students in Chemistry from the Full-Time and Night-Time courses at Federal University of Juiz de Fora, who are in the final stage of the course. (V) Propose a planned action, aiming at improving the construction of knowledge about learning assessment by Chemistry licentiate students at the Federal University of Juiz de Fora. To this end, we conducted qualitative research, which initially involved documental research followed by field research. We observed two academic semesters of the Planning and Assessment of Chemistry Teaching course. During the first observation, through nonparticipant observation, we identified how learning assessment was addressed within the course, how the undergraduates appropriated this knowledge, and the potential contributions of the course to the development of assessment expertise. In the second semester of observation, we carried out a planned action, in which the lessons on assessment were collaboratively planned and taught by the researcher and the course instructor. In this second observation, it was possible to closely follow the process of knowledge construction about assessment by the undergraduates, analyzing to what extent the proposed activities and texts helped them develop and appropriate this knowledge. The participants of this research were 22 licentiate degree students Chemistry, in their final year, at the Federal University of Juiz de Fora, and a faculty member from the Department of Chemistry specializing in Chemistry Education. The responses from the Chemistry undergraduates highlighted the contributions and pointed to the potential that a course focusing on the study of knowledge about assessment can have in shaping these future teachers' proficiency in evaluation. They also revealed some weaknesses and important areas that need to be improved or better developed during the undergraduate degree in Chemistry Teaching, as it the case of having more opportunities to put into practice what has been studied and discussed about learning assessment. Therefore, we consider that further research should be conducted to address these gaps. |
Keywords: | Aprendizagem sobre avaliação Formação inicial de professores Avaliação da aprendizagem Ensino de química Learning about assessment Initial teacher education Learning assessment Chemistry teaching |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | ICE – Instituto de Ciências Exatas |
Program: | Programa de Pós-graduação em Química |
Access Type: | Acesso Aberto |
Creative Commons License: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18353 |
Issue Date: | 11-Dec-2024 |
Appears in Collections: | Doutorado em Química (Teses) |
This item is licensed under a Creative Commons License