Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18352
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
giseledeoliveirabarbosa.pdfPDF/A7.99 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Tese
Title: Formação docente pela experiência: capacidades de linguagem para o ensino da oralidade com gênero tutorial
Author: Barbosa, Gisele de Oliveira
First Advisor: Magalhães, Tânia Guedes
Referee Member: Sigiliano, Natália Sathler
Referee Member: Vieira, Daniela da Silva
Referee Member: Bueno, Luzia
Referee Member: Storto, Letícia Jovelina
Resumo: Esta pesquisa se insere no campo da Linguística Aplicada, com foco na formação de professores, e teve por objetivo principal investigar quais saberes emergem de um curso de formação docente para o ensino de oralidade com gênero oral tutorial em vídeo. Como objetivos específicos, buscamos a) analisar as dimensões ensináveis do gênero tutorial; b) analisar as capacidades de linguagem desenvolvidas pelos professores na produção do tutorial, verificando o surgimento de operações de linguagem específicas da oralidade; e c) compreender as reflexões feitas pelos professores durante o curso “Práticas de oralidade no ensino de Língua Portuguesa”. Para tanto, construímos um modelo didático do gênero textual tutorial e ofertamos um curso de formação docente, inicial e continuada, que contemplou conhecimentos disciplinares e didático-pedagógicos sobre oralidade, ensino de gêneros orais, uso de tecnologias e a experiência de produção e circulação de um exemplar do gênero. Como aporte teórico e metodológico, trazemos discussões acerca i) dos estudos de oralidade e letramento; ii) do Interacionismo Sociodiscursivo; iii) dos gêneros textuais orais; iv) da Engenharia Didática; v) das Capacidades de Linguagem, vi) do desenvolvimento humano; e vii) da metodologia de pesquisa-ação. O corpus de pesquisa foi constituído por 30 tutoriais em vídeo, que serviram para a elaboração do modelo didático, com base nas orientações do ISD. Para a análise das capacidades de linguagem, foram utilizadas as produções, inicial e final, de duas cursistas e, por fim, a transcrição da sessão reflexiva sobre a experiência do curso e da produção do tutorial, que permitiu a compreensão das reflexões feitas pelas cursistas, adotando os Segmentos de Orientação Temática e Segmentos de Tratamento Temático. Em relação ao primeiro objetivo, elaboramos um modelo didático do tutorial, elencando suas características. Sobre o segundo, verificamos que, a partir da SD e da produção do tutorial, as cursistas desenvolveram a maioria das capacidades de linguagem relacionadas ao gênero. Verificamos também o surgimento de capacidades de linguagem específicas tanto do tutorial quanto de gêneros orais em geral. Em relação ao terceiro objetivo, compreendemos que uma experiência de formação “para e pela” linguagem se constitui como um potente formato de estruturação de formações, uma vez que permitiu a imersão das cursistas em práticas de produção textual, fazendo com que emergissem reflexões acerca dos conceitos sobre oralidade e seu ensino, do agir docente e das representações que as cursistas tinham de si mesmas. A partir desses resultados, concluímos que, embora existam lacunas na formação de professores para o ensino da oralidade, é possível modificar esse quadro, fazendo com que professores formados e em formação sejam capazes de trabalhar com gêneros orais em sala de aula, de forma efetiva e eficiente, contribuindo para a formação cidadã de seus alunos.
Abstract: This research is part of the field of Applied Linguistics, with a focus on teacher education, and its main objective was to investigate what knowledges emerges from a teacher education course for teaching orality with the oral video tutorial genre. As specific objectives, we sought to a) analyse the teachable dimensions of the tutorial genre; b) Analyse the language capacities developed by the teachers in the production of the tutorial, verifying the emergence of language operations specific to orality; and c) understand the reflections made by the teachers during the course “Practices of orality in the teaching of Portuguese Language”. To this purpose, we built a didactic model of the textual genre video tutorial and offered a teaching education course, to graduated and graders, which included disciplinary and didactic-pedagogical knowledge about orality, teaching oral genres, the use of technologies and the experience of producing and circulating the genre. As a theoretical and methodological contribution, we brought the discussions about i) orality and literacy studies; ii) Sociodiscursive Interacionism; iii) oral textual genres; iv) Didactic Engineering; v) Language Capacities; vi) Human Development; vii) Action-Research methodology. The research corpus was made up of 30 video tutorials, which enabled the construction of a didactic model, based on the ISD’s orientations. To analyse the language capacities, we used two teachers’ text productions, initial and final, and, finally, the transcription of a reflexive section about the course experience and the production of the tutorial, which provided the comprehension of the reflections made by the course members, adopting the Segments of Thematic Orientation and the Segments of Thematic Treatment. Related to the first objective, we elaborated a didactic model of the video tutorial, cataloguing its characteristics. About the second, we verified that, since of the didactic sequence and the production of the tutorial, the course members developed the most of the language capacities related to the genre. We also verified the appearance of specific language capacities related to the tutorial and the oral genres in general. With respect to the third objective, we comprehend that an experience of a teacher education “to” and “through” the language arises as powerful way to realize the teacher education, since as allowed an immersion of the course members in practices of text production, resulting in emersion of reflections about the concepts of orality and its teaching, teaching acting and the representations that the course members had about themselves. Since these results, we concluded that, although there are gaps in the teaching education to teaching orality, it is possible to modifying this picture, making teachers, graduated and graders, being capable to work with oral genres in their classes, in an effective and efficient way, contributing to their students’ citizen education.
Keywords: Oralidade
Formação docente
Tutorial em vídeo
Capacidades de linguagem
Orality
Teaching education
Language capacities
Video tutorial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Programa de Pós-graduação em Educação
Access Type: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18352
Issue Date: 27-Oct-2023
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons