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Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A percepção de valor das marcas de luxo e suas consequências: uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Quirino, Ludmilla Luciana da Silva
Orientador: Corrêa, Stela Cristina Hott
Miembros Examinadores: Paula Neto, Alcielis de
Miembros Examinadores: Oliveira, Solange Riveli de
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar as dimensões que compõem a percepção de valor por parte dos clientes de marcas de luxo. A partir da revisão sistemática de literatura, que mapeou a produção científica da última década (2014-2024), foi possível traçar um panorama abrangente sobre a temática em questão. Constatou-se que a percepção de valor no mercado de luxo é complexa, sendo determinada por diversos fatores, desde a qualidade e a exclusividade dos produtos até o status social, a influência digital, a autenticidade e as experiências sensoriais e emocionais proporcionadas aos clientes. Os resultados apontam que o consumo de produtos de luxo está associado a benefícios emocionais e simbólicos, reforçando a importância da construção de uma identidade de marca coerente e adaptada às diferenças culturais dos mercados. Conclui-se que a gestão da percepção de valor no mercado de luxo exige estratégias dinâmicas que considerem as mudanças nas expectativas dos consumidores e a evolução das plataformas digitais.
Resumen : This study aims to identify the dimensions that shape customers' perceived value of luxury brands. Through a systematic literature review mapping the scientific production of the last decade (2014-2024), it was possible to outline a comprehensive overview of the subject. The findings indicate that perceived value in the luxury market is complex, determined by various factors ranging from product quality and exclusivity to social status, digital influence, authenticity, and the sensory and emotional experiences provided to customers. The results suggest that luxury product consumption is associated with emotional and symbolic benefits, reinforcing the importance of building a consistent brand identity adapted to the cultural differences of markets. It is concluded that managing perceived value in the luxury market requires dynamic strategies that consider changing consumer expectations and the evolution of digital platforms.
Palabras clave : Percepção de valor
Marcas de luxo
Benefícios emocionais
Benefícios simbólicos
Práticas gerenciais
Perceived value
Luxury brands
Emotional benefits
Symbolic benefits
Managerial practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado de Governador Valadares
Sigla de la Instituición: UFJF/GV
Departamento: ICSA - Instituto Ciências Sociais Aplicadas
Clase de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18302
Fecha de publicación : 24-feb-2025
Aparece en las colecciones: Administração - Campus GV



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