Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18298
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
barbaralaraferreira.pdfPDF/A2.8 MBAdobe PDFView/Open
Type: Dissertação
Title: Os desafios da gestão de reagentes químicos no departamento de química da UFJF
Author: Ferreira, Bárbara Lara
First Advisor: Sanabio, Marcos Tanure
Referee Member: Afonso, Andréia Francisco
Referee Member: Thielmann, Ricardo
Resumo: A presente dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), tem como propósito sistematizar e analisar os desafios existentes nos almoxarifados do Departamento de Química (DQ), voltados aos cursos de graduação, para então propor um plano que possa aperfeiçoar a atual gestão de produtos químicos. Os laboratórios de ensino de Química, para proporcionarem todas as funcionalidades devidas e atingirem o objetivo de auxiliar na formação acadêmica de alguns cursos, precisam ter à disposição, além de materiais e equipamentos, produtos químicos em boas condições e em quantidades suficientes. O capítulo descritivo apresenta as evidências sobre as dificuldades identificadas na gestão de produtos químicos, fundamentadas em pesquisa qualitativa bibliográfica e documental, além de visitas in loco. Para o capítulo analítico também foi desenvolvida pesquisa bibliográfica e documental, tendo como base teórica as temáticas sobre gestão de produtos químicos, gestão de compras e gestão dos processos, e pesquisa de campo, por meio da realização de entrevista com uma docente lotada no Departamento de Química da UFJF e da aplicação de questionário em outras universidades públicas que oferecem curso de Química. A partir da análise realizada, constatou-se a necessidade de maior controle na gestão dos produtos químicos em toda cadeia do processo, com a finalidade de obtenção de conhecimento sobre o estoque, apoio ao processo de compras, diminuição de desperdícios, auxílio na rotina de trabalho e, por fim, garantia da prestação de um serviço de qualidade. Para finalizar, é apresentado um Plano de Ação Educacional constituído por 3 ações voltadas à resolução dos desafios, com o objetivo de aprimorar o processo de gestão dos produtos químicos pertencentes aos almoxarifados de ensino do Departamento de Química.
Abstract: This dissertation, developed within the Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Professional Master's Program in Education Management and Evaluation) at the Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (Center for Public Policies and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora), aims to systematize and analyze the challenges faced by the stockrooms of the Chemistry Department, which serve undergraduate courses, to propose a plan to improve the current management of chemical products. The teaching laboratories in Chemistry must ensure the availability of not only materials and equipment but also chemical products in good condition and sufficient quantities to function effectively and support the academic training of various courses. The descriptive chapter presents evidence of the difficulties identified in managing chemical products based on qualitative bibliographic and documentary research, as well as on-site visits. For the analytical chapter, bibliographic and documentary research was also conducted, grounded in theoretical discussions on chemical product management, procurement management, and process management. Field research was realized through an interview with a professor from the Chemistry Department at the Federal University of Juiz de Fora and a questionnaire applied to other public universities offering Chemistry programs. The analysis revealed the need for stricter control over the management of chemical products throughout the entire process chain. This is essential to obtain better knowledge of inventory, support the procurement process, reduce waste, assist in routine work, and ultimately ensure the delivery of quality services. Finally, an Educational Action Plan is presented, comprising three initiatives aimed at addressing the identified challenges and improving the management processes of the chemical products in the teaching stockrooms of the Chemistry Department.
Keywords: Gestão de produtos químicos
Almoxarifados
Laboratórios de ensino
Processos
Chemical product management
Warehouses
Teaching laboratories
Processes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
Creative Commons License: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18298
Issue Date: 19-Dec-2024
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons