Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18297
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
levidasilvaalmeida.pdfPDF/A353.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Inovação em serviços e suas manifestações em MPEs: um estudo de caso com duas empresas do ramo de serviços alimentícios
Autor(es): Almeida, Levi da Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Thiago Gomes de
Membro da banca: Soares, Fabricio Pereira
Membro da banca: Mendes, Tatiana Dornelas de Oliveira
Resumo: O presente artigo teve como objetivo verificar a presença e a caracterização da inovação em serviços em Micro e Pequenas Empresas (MPEs), esclarecendo como esse tipo de inovação é empregado e utilizado na prática. Para satisfazer esse objetivo, foram realizadas entrevistas com representantes de duas empresas que apresentavam inovações em serviço, no setor de serviços alimentícios de Juiz de Fora – MG. Os achados deste trabalho demonstram que a realidade da inovação em serviços em MPEs estão majoritariamente de acordo com o arcabouço teórico existente sobre o assunto, o que representa que MPEs são altamente dependentes e influenciadas pela atitude e comportamento dos respectivos donos em relação à inovação. Em análise, é possível dizer que há espaço para aprofundamento da investigação da etapa de pós implementação da inovação em MPEs, a fim de entender os aspectos que influenciam em sua perpetuidade. Os esforços investidos aqui buscaram contribuir com a teoria sobre inovação em serviços em um contexto de MPEs à medida em que se verificou as manifestações fundamentais deste processo.
Abstract: The present article aims to verify the presence and the characterization of service innovation in Micro and Small Businesses, clarifying how this type of innovation is applied and utilized in practice. To satisfy that goal, interviews were conducted with representatives of two companies that presented service innovation in the food service sector of Juiz de Fora – MG. The findings of this study show that the reality of service innovation in Micro and Small Businesses is largely aligned with the existing theoretical framework on the subject, which highlights that these companies are highly dependent on and influenced by the attitudes and behavior of their respective owners regarding innovation. In analysis, it is possible to say there is room for further investigation into the post-implementation stage of innovation in Micro and Small Businesses in order to understand the aspects that influence its perpetuity. The efforts invested here sought to contribute to the theory about service innovation in a Micro and Small Business context, as it verified the fundamental manifestations of this process.
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas
Inovação em serviços
Inovação em micro e pequenas empresas
Micro and small business
Service innovation
Micro and small business innovation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
Licenças Creative Commons: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18297
Data do documento: 30-Jan-2025
Aparece nas coleções:Administração - Campus JF - TCC Graduação



Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons