Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18295
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
galdinorodriguesdesousa.pdfPDF/A1.32 MBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3647402438436233pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Neil Franco Pereira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4761925222915074pt_BR
dc.contributor.referee2Machado, Gelsimar José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0454623622423667pt_BR
dc.contributor.referee3Loureiro, Walk-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7019686265367620pt_BR
dc.contributor.referee4Colpas, Ricardo Ducatti-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5935829045576316pt_BR
dc.creatorSousa, Galdino Rodrigues de-
dc.creator.Latteshttps://buscatextual.cnpq.br/pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-14T14:18:29Z-
dc.date.available2025-03-14-
dc.date.available2025-03-14T14:18:29Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/18295-
dc.description.abstractThe objective of this thesis is to investigate how public education managers/directors, who have earned their master's degrees through the PPGP (CAED/UFJF), think about and propose in their dissertations issues related to ICT and education. The research focuses on the educational dilemmas associated with ICT as perceived by these managers/directors, as well as on the Educational Action Plans (PAE) they organized to address these dilemmas. Similarly, the study aimed to map the dissertations developed in the PPGP (CAED/UFJF) that emphasize ICT and to deepen the understanding of the relationship between education and communication through media education. This study theoretically employs media education as analytical-methodological elements, specifically from the contexts of methodological or technological, critical or interpretative, productive or active content production, and intercultural. As a methodology, a qualitative research approach was developed with bibliographic and documentary procedures, along with the adoption of document analysis in its categorical representation for the presentation and discussion of the data. It concludes that the managers/directors trained by the PPGP (CAED/UFJF) primarily address ICT in education within the context of methodology and technology in Basic Education, with some connections to the critical and interpretive and productive contexts, while showing little concern for the intercultural context.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta tese é investigar como os gestores/diretores da educação pública, que se tornaram mestres pelo PPGP (CAED/UFJF), pensam e propõem, em suas dissertações, problematizações entre TIC e a educação. O foco de pesquisa se dá nos dilemas educacionais relacionados as TIC percebidos pelos gestores/diretores, bem como nos Planos de Ações Educacionais (PAE) organizados por eles visando contribuir/sanar esses dilemas. Da mesma forma, intentou-se mapear as dissertações desenvolvidas no PPGP (CAED/UFJF) enfatizando as TIC e aprofundar os saberes da mídia-educação. Trata-se de um estudo que teoricamente toma a mídia-educação como elemento analítico-metodológico, mais especificamente a partir dos contextos: metodológico ou tecnológico, crítico ou interpretativo, produtivo ou de produção ativa de conteúdo e intercultural. Como metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa com procedimentos bibliográficos e documentais, bem como se adotou a análise documental, em sua representação categorial, na apresentação e problematização dos dados. Conclui-se que os gestores/diretores formados pelo PPGP (CAED/UFJF) problematizam as TIC educacionalmente na Educação Básica majoritariamente a partir do contexto metodológico e tecnológico, com algumas aproximações dos contextos crítico e interpretativo e produtivo, sem preocupações com o contexto intercultural.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTICpt_BR
dc.subjectMídia-educaçãopt_BR
dc.subjectDiretor escolarpt_BR
dc.subjectMestrado profissionalpt_BR
dc.subjectMedia educationpt_BR
dc.subjectSchool directorpt_BR
dc.subjectProfessional master's degreept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleTIC na educação básica: um estudo das dissertações desenvolvidas por diretores escolares/mestrandos do PPGP (CAEd/UFJF)pt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Doutorado em Educação (Teses)



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons